Os futuros das ações dos EUA avançam nesta na sexta-feira depois que dados econômicos sólidos e os planos de gastos federais do presidente Joe Biden estimularam uma recuperação em Wall Street, especialmente nas ações consideradas cíclicas.
O índice Stoxx Europe 600 segue no caminho para uma segunda semana de ganhos liderado pelas seguradoras, depois que o regulador financeiro do Reino Unido forneceu clareza sobre novas medidas destinadas a estimular a concorrência. Os contratos futuros dos três principais índices dos EUA sinalizaram ganhos desde a abertura das negociações.
Na sessão de ontem, as ações industriais e financeiras garantiram um ganho modesto no S&P 500, enquanto o Nasdaq 100 de alta tecnologia fechou praticamente estável.
Os dados dos EUA incluíram uma queda nos pedidos de seguro-desemprego. O presidente Biden estaria planejando revelar um orçamento que levaria os gastos federais a US $ 6 trilhões no próximo ano fiscal. Os investidores assistirão os dados sobre gastos pessoais e o indicador de inflação mais importante do Federal Reserve, que deve fornecer mais pistas sobre as perspectivas para os preços.
O rendimento do Tesouro dos EUA para 10 anos oscilou em torno de 1,62% em meio ao otimismo de crescimento e às preocupações de mais oferta de dívida para financiar os gastos. O iene caiu após o Japão recomendar a extensão do estado de emergência que inclui a capital Tóquio, em uma tentativa de frear novas novas infecções.
Os mercados globais devem subir pelo quarto mês, apoiados pela recuperação econômica. Comentários de funcionários do Federal Reserve ajudaram a moderar os temores de que a inflação pudesse desencadear uma redução mais rápida do que o esperado no estímulo monetário. A secretária do Tesouro, Janet Yellen, disse que vê o aumento dos preços como temporário, embora deva durar até o final de 2021 .
Entre as commodities, o petróleo se manteve estável em torno de um pico de dois anos, enquanto o ouro recuou. O Bitcoin caiu abaixo dos $ 40.000. O cobre e o minério de ferro aumentaram à medida que o otimismo sobre o plano de gastos dos EUA compensou a preocupação com os esforços da China para conter os aumentos de preços. A lira turca caiu para uma baixa recorde em meio à preocupação de que a política monetária continue frouxa demais para conter a aceleração da inflação.
Por aqui, o Brasil registrou 2.130 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas e já acumula 456.753 perdas desde o início da pandemia, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa. Os dados desta quinta-feira, 27, também apontam que a curva de vítimas segue com tendência de queda, mas a de novos casos continua subindo.
Segundo o consórcio, a média móvel de óbitos, que usa dados dos últimos sete dias para corrigir distorções, voltou a cair e está em 1.766. O patamar, no entanto, ainda é considerado elevado e se equivale ao da primeira metade de março, quando o Brasil deu início à fase mais aguda da pandemia.