Os futuros em Wall Street operam em alta nesta terça-feira, juntamente com o já encerrado mercado asiático e o recém aberto mercado europeu, depois que autoridades do Federal Reserve minimizaram uma vez mais o risco de inflação. O dólar caiu para a maior baixa de três meses em relação a uma cesta de moedas pares.
O índice Stoxx Europe 600 dirigi-se para um novo recorde de alta, com ações de tecnologia liderando o avanço. A Vonovia SE caiu até 6,8% após concordar em adquirir a rival, Deutsche Wohnen SE por cerca de 19 bilhões de euros (US $ 23 bilhões) na maior aquisição já realizada no mercado imobiliário europeu.
O índice de ações da Ásia-Pacífico da MSCI foi definido para o maior fechamento em cerca de duas semanas, com o indicador CSI 300 da China subindo mais de 3% após os esforços de Pequim para reduzir os custos das matérias-primas.
Os comentários do Fed aumentaram o sentimento otimista, já que as autoridades reiteraram que esperam pressões de preços transitórias, e não duradouras, da recuperação econômica dos EUA, o que ajudou a reduzir os rendimentos do tesouro americano.
Funcionários do Fed, Lael Brainard, Raphael Bostic e James Bullard, disseram que não ficariam surpresos em ver gargalos e escassez de suprimentos empurrando os preços para cima nos próximos meses, conforme a pandemia recue, mas que muitos desses ganhos devem ser temporários. Embora as medidas de mercado das expectativas de inflação tenham caído, os investidores permanecem cautelosos quanto ao risco de uma retração no estímulo. Eles também estão monitorando picos de Covid-19 em regiões como a Ásia.
O petróleo manteve o maior ganho em dois dias desde março, com os investidores rastreando uma recuperação na demanda que pode permitir ao mercado acomodar quaisquer novos fluxos do Irã, caso o acordo nuclear do país seja reativado.
Por aqui, após 15 meses de pandemia, o Brasil chegou à marca de 450 mil mortos por covid-19 nesta segunda-feira, 24, segundo dados compilados pelo consórcio de veículos de imprensa. Com a média móvel de óbitos ainda em patamar alto e número de casos em nova crescente, o País já acumula 450.026 perdas desde o início da crise sanitária.
A média semanal de vítimas, que elimina distorções entre dias úteis e fim de semana, ficou em 1.881 nesta segunda. O índice é menor em relação ao dia anterior, quando marcou 1.909, mas o patamar é considerado elevado.
Na política, a CPI da Covid no Senado ouve nesta terça-feira, 25, a secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Mayra Pinheiro. Ela é conhecida como “capitã cloroquina” por ser considerada defensora do chamado “tratamento precoce” contra o novo coronavírus, um conjunto de medidas sem comprovação científica para tratar o vírus que inclui o uso de medicamentos como cloroquina e ivermectina.
Cearense, Mayra foi candidata ao Senado pelo PSDB em 2018. Com 882 mil votos, não se elegeu. Opositora dos irmãos Ciro e Cid Gomes, a médica começou a ganhar projeção ainda no governo de Dilma Rousseff por criticar, como presidente do sindicato dos médicos do Ceará, o programa Mais Médicos. Após a eleição de Jair Bolsonaro, ela foi nomeada para o cargo no Ministério da Saúde por indicação do ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (DEM).