A prefeita Ana Tarouco (DEM) recebeu, com frustação e alegria, o anúncio do novo modelo de gestão da pandemia no Rio Grande de Sul, feito pelo governador Eduardo Leite (PSDB), na tarde dessa sexta-feira (14). “Recebo com certa frustação porque a medida deveria ter sido feita antes, para melhorar os efeitos da pandemia, por outro lado com alegria para poder construir protocolos mais adequados para a nossa realidade”, afirmou Ana, destacando que o objetivo da bandeira preta realizada pelo Governo do Estado anteriormente não foi alcançado.
O novo sistema do governo estadual não vai definir os protocolos para as atividades econômicas e sociais e tem como objetivo simplificar as normas, dando mais autonomia aos prefeitos. O Estado ficará a cargo do regramento geral que deverá ser seguido pela população, como a manutenção do distanciamento mínimo em locais públicos e o uso de máscara. O novo modelo terá três níveis de risco e substitui o sistema de distanciamento controlado: aviso, alerta e ação, batizado pelo governo do estado de 3As. Esses alarmes serão acionados sempre que detectado tendência de piora no cenário.
Ana, que é vice-presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste – Amfro, disse que deve ter reunião com os demais prefeitos dos municípios neste sábado (15). “Vamos estabelecer uma ideia de protocolos regionais que poderão ser adaptados para Sant’Ana do Livramento. Isto será pensado e definido nos próximos dias”, finalizou.
Nona edição do Rivadavia Night
O evento começou por volta das 19h, até depois da meia noite.