As ações asiáticas enfraqueceram nesta quinta-feira, depois que um aumento muito acima do esperado na inflação dos EUA fez despencar o S&P 500 e elevou os rendimentos dos títulos, com a preocupação de que as pressões sobre os preços pudessem sufocar a recuperação econômica.
O índice local da MSCI apagou os ganho deste ano para o continente asiático, com as ações caindo do Japão até a Austrália. Os futuros dos EUA flutuam próximos da estabilidade, exceção ao índice Nasdaq que opera com leve alta. O S&P 500 e o Nasdaq fecharam a quinta feira com quedas superiores a 2%, em um terceiro dia consecutivo de perdas, com o setor de energia entre os poucos que se salvaram, à medida que os preços das commodities continuam subindo.
Os rendimentos do Tesouro se estabilizaram ao longo da madrugada, minimizando a forte demanda no leilão dos papéis para 10 anos. O “desconto” recente pode alimentar apetite semelhante pelos títulos de 30 anos, colocados à venda nesta quinta-feira.
Enquanto isso, o Bitcoin despencou até 15% para ser negociado brevemente abaixo de US $ 50.000 depois que Elon Musk tweetou que a Tesla Inc. não estava mais aceitando a moeda digital para compras de veículos devido a preocupações ambientais. Ele acrescentou que a empresa não venderá nenhum Bitcoin.
Os dados mais recentes de preços ao consumidor dos EUA mostraram o maior aumento mensal desde 2009, colocando ainda mais lenha ao debate sobre se a inflação será persistente o suficiente para forçar o Federal Reserve a rever sua política acomodatícia antes do previsto.
O vice-presidente do Fed, Richard Clarida, disse que ficou surpreso com o salto, mas que o mesmo deve ser transitório, mas é inegável que o mercado, aos poucos, vai perdendo a confiança de que o FED de fato tenha controle sob a inflação.
O ímpeto do mercado de commodities parece ter desacelerado por enquanto. As altas devastadoras no minério de ferro e cobre estagnaram em meio às preocupações sobre o impacto da inflação nas perspectivas de crescimento global. O petróleo WTI recuou de volta para US $ 65 por barril, com a expectativa do retorno à normalidade dos estoques de gasolina no país.
Por aqui, a CPI da Covid ouviu nesta quarta-feira, 12, o ex-secretário de Comunicação da Presidência Fábio Wajngarten.
As diversas contradições na fala de Wajngarten levaram o presidente da comissão a anunciar o envio do depoimento do ex-secretário ao Ministério Público. Ao acatar uma questão de ordem, Aziz afirmou que o documento servirá para o procurador responsável pelo caso tomar as “providências” que entender cabíveis, incluindo a aplicação de penas restritivas pelo eventual cometimento do crime de falso testemunho perante à CPI.
O relator Renan Calheiros ameaçou prendê-lo depois de uma série de contradições, mas Aziz ponderou que não é “carcereiro” de ninguém.