Os futuros em Nova York operam em queda e as ações asiáticas encerraram de forma mista, com os investidores aguardando os números da inflação que podem reforçar o risco de pressões mais altas sobre os preços, prejudicando a recuperação econômica no pós pandemia.
Na Ásia, o benchmark de Taiwan chegou a cair até 8,6% em uma derrota para os papéis ligados à alta tecnologia. Já o indicador do MSCI da Ásia-Pacífico apresentou seu fechamento mais baixo desde janeiro. Os mercados se recuperaram na China e em Hong Kong em meio à notícia de que a Xiaomi Corp. e o governo dos EUA chegaram a um acordo para deixar de lado a “lista negra”, elaborada ainda no governo Trump, que poderia restringir o investimento americano na fabricante chinesa de smartphones.
Nos EUA, os investidores aguardam dados de inflação e os leilões da dívida americana – eventos que podem desencadear a volatilidade do mercado. A inflação dos preços ao consumidor deve acelerar, com a comparação anual ampliada pelo choque das paralisações da Covid-19 em 2020.
O debate sobre se as pressões de preços serão persistentes o suficiente para forçar o Federal Reserve a apertar a política monetária mais cedo do que a orientação atual, segue levantando preocupações de que os preços dos ativos já se encontrem “esticados”. Um coro de autoridades do Fed disse que a economia dos EUA está no caminho da recuperação, mas ainda enfrenta riscos, e é prematuro discutir a retirada do suporte monetário.
O petróleo ficou estável acima de $ 65. O maior oleoduto dos Estados Unidos ainda está fechado após um ataque cibernético, levando a uma aguda escassez de combustível em algumas partes do país.
O rendimento dos títulos de 10 anos da Austrália deu um salto depois que o governo divulgou um orçamento de grandes gastos para estimular a recuperação da economia do país. O Commonwealth Bank of Australia advertiu que o país poderia perder sua classificação de crédito AAA.
O cobre foi negociado perto de sua máxima histórica e o Bloomberg Commodity Spot Index oscilou em torno dos níveis mais altos em quase uma década. Uma bolsa de commodities chinesa aumentou os limites comerciais e as exigências de margem enquanto as autoridades tentam moderar os preços após uma forte alta nas commodities industriais.
Por aqui, a Polícia Federal pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de investigação contra o ministro do STF Dias Toffoli para apurar supostos repasses ilegais ao magistrado envolvendo a venda de decisões judiciais. O pedido da PF, feito com base na controversa delação premiada do ex-governador do Rio Sérgio Cabral, está sob análise do relator da Lava Jato no STF, Edson Fachin. A informação foi revelada pelo jornal “Folha de S. Paulo” e confirmada pelo Estadão por fontes que acompanham o caso.
Em um dos trechos da delação premiada, Cabral acusa Toffoli de receber cerca de R$ 4 milhões para ajudar dois prefeitos do Estado do Rio em processos que tramitavam no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro atuou na Corte Eleitoral de 2012 a 2016. De acordo com o delator, os pagamentos teriam sido efetuados pelo ex-secretário de obras do Rio Hudson Braga e teriam alcançado o escritório da advogada Roberta Rangel, mulher de Toffoli.
No front do vírus, após ultrapassar os 17% da população com ao menos uma dose da vacina contra a Covid-19, a média diária de mortes por covid-19 no Brasil ficou abaixo de 2 mil pela primeira vez em 55 dias.
Dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa mostram que o número ficou em 1.980 nesta terça-feira, 11, marca que não era vista desde o dia 16 de março, quando o registro foi de 1.976. A tendência tem sido de redução dos óbitos nas últimas semanas, após um pico recorde em março e abril.