sex, 11 de abril de 2025

Variedades Digital | 05 e 06.04.25

Demitidos da Santa Casa esperam receber pagamento de rescisões

A diretora geral do hospital afirmou que o redimensionamento funcional chegou ao fim
(Foto: Marcelo Pinto/AP )

O Sindicato dos Trabalhadores de Estabelecimentos de Saúde – Sindisaúde se reuniu, nessa semana, com a direção da Santa Casa e pediu que as demissões dos funcionários do hospital fossem cessadas. De acordo com a diretora da Santa Casa, Leda Marisa, as demissões projetadas para redimensionar o hospital estão chegando ao fim, mas alertou que podem ocorrer ocasionalmente demissões e possíveis admissões. “Nós conseguimos adequar o hospital a sua dimensão de assistência ao número de trabalhadores. Não é honesto manter pessoas as quais não conseguiremos pagar”, relatou a diretora do hospital.
De acordo com o advogado do sindicato, Aquiles Pires, o recurso que será disponibilizado através de emenda impositiva, aguarda projeto que deve ser encaminhado pelo Executivo Municipal, que precisa cumprir com o que foi tratado ao longo desse período, salientando que o projeto deve contemplar a demanda da saúde da Santa Casa. “O cuidado dos vereadores é ter um instrumento que vá para ser aprovado, discutido na Câmara, que contenha as diretrizes básicas para que de fato execute essas ações que estão sendo propostas, que estão sendo flexibilizadas pelos vereadores nesse recurso, encaminhando, direcionando e autorizando o Executivo a utilizar esse recurso dessa forma e para essa finalidade”, destacou Aquiles.
Segundo Leda, todas as demissões ocorridas foram mensuradas e dimensionadas de acordo com o número de pacientes, número de leitos e pelo tamanho do hospital. Neste mês de abril o hospital conseguiu quitar de forma integral os salários de todos os trabalhadores. “Não foi até o quinto dia útil, mas acreditamos que até o fim do ano a gente possa conseguir trazer até o quinto dia útil e de forma integral”, afirmou a diretora da Santa Casa.
Leda também agradeceu as doações que diariamente a comunidade santanense deixa na Santa Casa. “As doações são muito importantes. Eu sempre me proponho a receber as doações em mãos. Tão importante quanto o aporte material, recursos e insumos, é a disposição de contribuir e a generosidade que está estampada e materializada naquele ato”, agradeceu Leda Marisa.

Primeiro ciclo de lançamentos de Liberdade Ameaçada, de Rodrigo Lorenzoni, encerrou em Brasília

Nesta quarta-feira (09), em Brasília, a Livraria Leitura do Shopping Pátio Brasil realizou sessão de autógrafos com autores de Liberdade Ameaçada – Propostas contra o avanço do autoritarismo no Brasil, de Rodrigo Lorenzoni, com textos de 12 diferentes autores. Além de Rodrigo, que preside na Assembleia do RS a Frente Parlamentar da Liberdade Econômica e do Livre Mercado e a

TRIBUNAIS DE CONTAS, DIREITOS FUNDAMENTAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Artigo escrito pelo ouvidor do TCE-RS, Cezar Miola – Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul:   Desde a promulgação da Constituição de 1988, o Brasil avançou, no plano institucional, não apenas com o estabelecimento de direitos e garantias fundamentais, mas na conformação de um projeto de Nação balizado pelos marcos precisamente delineados no mesmo Estatuto. Esse