qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Busca pela segunda dose da vacina é marcada por filas em Livramento

Apenas 240 doses foram disponibilizadas ao público que precisava do reforço da Coronavac
(Foto: Fabian Ribeiro/AP )

A sexta-feira (07) amanheceu com filas em frente à Vigilância Sanitária. Nem mesmo o frio de 7°C da noite anterior fez com que as pessoas deixassem de esperar para garantir uma, das 240 doses disponíveis da Coronavac, destinadas ao reforço de imunização.
As primeiras pessoas começaram a chegar às 19h da quinta-feira e o número foi aumentando. Por volta das 22h, mais de 80 pessoas já esperavam para receber a imunização.
Conforme Raquel Levy, coordenadora das imunizações, mais de mil pessoas aguardam a segunda dose. “Existe um atraso muito grande, são muitas pessoas que realmente precisam receber a segunda dose da Coronavac. Mas nós não temos, vieram somente 240 doses. Nós vamos ter que fazer uma divisão, divulgar com senha, estamos estudando para ver a melhor maneira possível pra que as pessoas sejam contempladas”, afirmou a enfermeira.
Também na sexta-feira (7), iniciou a vacinação contra a Covid-19 para pessoas na faixa etária entre 40 anos e 54 anos que apresentem alguma comorbidade. Para receber o imunizante, é preciso levar documento de identificação e laudo médico recente comprovando a comorbidade, bem como exames recentes, atestado médico, receita médica que comprove o uso de medicação continuada e cadastro no sistema de cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, Hiperdia junto às ESFs.
Podem procurar as salas de vacinação pessoas com Síndrome de Down maiores de 18 anos; pessoas com doença renal que fazem tratamento por diálise; gestantes e puérperas (passaram há menos de 45 dias pelo parto) e têm alguma comorbidade, maiores de 18 anos; pessoas com 40 a 54 anos com comorbidades; pessoas com deficiência permanente cadastradas no programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 40 a 54 anos; e pessoas com HIV de 40 a 54 anos.
Segundo a vigilância epidemiológica, pessoas com obesidade poderão fazer uma declaração de próprio punho e buscar a imunização. Para isso, é necessário que o cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) seja maior que 40.
Para buscar a vacinação, basta se dirigir das 8h ao meio-dia na UBS PAM; e das 8h às 15h30 nos seguintes locais: ESF Caic; ESF Armour; ESF Vila Real; ESF Tabatinga; ESF Prado; ESF Simon Bolívar; ESF Santa Rosa; ESF Dorothy Stang – Rural; ESF Divisa; Unidade Sanitária – Posto Daltro Filho.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025