sáb, 28 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Educação inovadora! Senac Sant’Ana do Livramento tem cursos profissionalizantes na modalidade EAD e de forma remota

Educação na pandemia

Na pandemia o Senac teve que se adaptar à nova realidade e mantém a qualidade do ensino através de aulas inovadoras. A empresa estimula que os professores tenham inovação dentro da aula.

“Tenho me perguntado por que os alunos têm dificuldade em assistir as aulas através do celular, notebook, tablet, sendo que eles utilizam essas ferramentas todos os dias, seja para se comunicar ou para jogos e etc., e na sala de aula eles alegam estarem desmotivados e não conseguem acompanhar as atividades.

Entendemos que essa dificuldade é pela falta de ferramentas que promovam a atenção desses alunos e o interesse deles pela aula.

A Escola deve promover aulas inovadoras, que captam a atenção dos alunos, através de jogos, problematização para a resolução de problemas, atividades em grupo visando o trabalho em equipe e tantas outras atividades que motivem o aluno a utilizarem esta forma de ensino”, explica o Diretor do Senac Leonardo Dias Santana.

Adaptação dos alunos

Os alunos se adaptaram à nova realidade. Uma minoria não conseguiu acompanhar e desistiu. “Vejo um prejuízo muito grande ao longo da vida desses alunos. Se a pandemia durar 2, 3, 4 anos, será grande a perda que o aluno vai ter por ter cancelado a sua matrícula no SENAC, por não conseguir assistir as aulas através de instrumentos que ele usa no dia a dia. O mercado de trabalho é muito competitivo. É responsabilidade dos pais pensarem que os alunos precisam continuar estudando”, lamenta Leonardo.

Ele destaca que é papel da família incentivar a leitura, a busca do conhecimento e a adaptação do filho, nesta nova forma da Educação.

Ensino à distância

O Senac conta com cursos técnicos, graduação e pós-graduação na modalidade EAD. Os materiais didáticos vêm através de textos e ilustrações, e os professores dão aulas gravadas que são disponibilizadas para o aluno assistir quando e onde quiser. Não há interação ao vivo do aluno com o professor.

Em cursos presenciais as aulas estão sendo remotas

Neste caso, há uma interação ao vivo do professor com o aluno. A aula é dada através de uma plataforma bem dinâmica. A única questão é que estão aguardando que as aulas práticas sejam liberadas para serem feitas em laboratório.  A partir de junho inicia o curso de Informática e em maio o Assistente Administrativo.

Educação e Mercado de Trabalho

O Senac tem o compromisso de promover uma educação de Qualidade, com foco na preparação do aluno para o Mercado de Trabalho. Por isso, promove capacitações voltadas ao Comércio de Bens, Serviços e Turismo, através de Cursos disponibilizados a Empresas e as Turmas Abertas à disposição na Escola nas mais diversas aulas.

“Sendo assim, neste momento de refletirmos sobre a Educação, é importante que se canalizem esforços para pensarmos não só na Educação Básica, mas na complementar, que certamente, facilitará o desenvolvimento profissional das pessoas, num mercado tão competitivo em que, cada vez mais, é disputado por candidatos esperançosos na inserção ou reinserção no mercado de trabalho. É importante salientar que esta busca pelo conhecimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento, deve estar presente também no Planejamento das próprias empresas, buscando atualização constante de seus colaboradores, para que através destas atualizações se atinjam melhores resultados. A empresa que não treina seu colaborador corre o risco de desatualização!

Ao comemorarmos o Dia da Educação, façamos estas reflexões, sempre cientes da responsabilidade conjunta de Governos, Escolas, Empresas, Pais e Alunos”.

Leonardo Dias Santana, Diretor do Senac Sant’Ana do Livramento

Rua Duque de Caxias, 2049 – Centro.

(55) 3244-4253

 Whatsapp (55) 99113-4076

www.senacrs.com.br/livramento

Para Lorenzoni, as prioridades de 2025 são os gaúchos, a proteção e a reconstrução do RS

Em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (26/12), o deputado Rodrigo Lorenzoni fez uma retrospectiva sobre o ano atípico de 2024, falou sobre o aprendizado que os gaúchos vão levar no que se refere à prevenção, proteção e cuidado com o meio ambiente e sobre o que deverá pautar as discussões em 2025. “Uma das tristes constatações é que o poder