A Sicredi Essência completa, neste mês, 40 anos de atividade na região com a atuação voltada a estar ao lado do associado e da comunidade promovendo o desenvolvimento regional. Confira a entrevista com o presidente:
Desde a fundação das primeiras cooperativas de crédito brasileiras, no Rio Grande do Sul, houve muitos períodos de crescimento e de adversidades observados no meio cooperativo. Como a Sicredi se organizou para ser uma das instituições financeiras cooperativas que mais cresce nos últimos anos?
A retomada do Cooperativismo de Crédito aqui no RS foi no início dos anos 80, as dificuldades foram enormes porque o país apresentava um momento de muitas dificuldades, de inflação, pouco acesso ao crédito, principalmente para o setor agropecuário. O poder de atuação era muito limitado. No início dos anos 90, a legislação foi melhorando e as cooperativas se organizando em centrais e sistemas. Eu acredito que no Sicredi, um dos pontos fundamentais para essa retomada do cooperativismo e crescimento, que teve a partir dos anos 90 foi a profissionalização dos seus dirigentes e do seu quadro de colaboradores.
Como surgiu a Sicredi na região da Campanha e Fronteira?
A Sicredi surgiu na nossa região, no início dos anos 80. Naquela época, usava-se o nome Credi, junto com o nome do município. Foi através dos líderes das cooperativas agropecuárias do estado do RS que faziam parte da Federação das Cooperativas de Trigo e Soja (Fecotrigo), liderados pelo Mário Kruel Guimarães um técnico que conhecia muito o cooperativismo, que foi feita uma mobilização em todas as cooperativas agropecuárias para que fossem constituídas essas cooperativas de crédito. Elas seriam muito importantes para a retomada da atuação e da gestão do crédito rural, aja vista que, o governo do estado da época estava com dificuldades de aportar recursos para o setor agropecuário.
No início do ano, a Sicredi anunciou que agora é Sicredi Essência. Pode nos contar o motivo dessa transição de nome?
A Central Sicredi Sul/Sudeste é responsável pela expansão do cooperativismo de crédito nos estados de Minas Gerais e Espirito Santo. Várias cooperativas se candidataram para esse processo de expansão, num primeiro momento para Minas Gerais e, no final do ano passado, para o Espírito Santo. O Conselho de Administração da nossa cooperativa, que atua em 11 municípios da região, aprovou e autorizou o estudo e o projeto para nossa expansão para o Espírito Santo. A partir dessa aprovação, nós levamos o projeto para quadro social, em uma Assembleia Geral Extraordinária, que apreciou o projeto de expansão. Nesta assembleia foi informado os motivos desta expansão.
Conte um pouco da sua história e o sentimento que é estar à frente da cooperativa.
Estar à frente da Sicredi Essência, principalmente agora quando completamos 40 anos é motivo de muita alegria e honra. Hoje, atuo no Conselho da nossa Central Sicredi Sul Sudeste, representando as cooperativas da nossa região. Todas as ações que estamos a frente tem o objetivo maior de atender as necessidades do associado. Tenho um sentimento de gratidão, pois em todos estes anos tive oportunidades de crescimento, formação, participação na comunidade e na vida dos associados, e colaboradores. Conhecemos as suas realidades e construímos um capítulo desta história de 40 anos.


Allanamiento e incautación de droga en Rivera
En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de