“O desafio é que a juventude retome o gosto pela nossa cultura no pós-pandemia”, destaca o tradicionalista
O tradicionalista e folclorista Rui Francisco Pereira Rodrigues, 68 anos, que se dedica há mais de 36 anos na divulgação e preservação da cultura gaúcha em Sant’Ana do Livramento e no Estado ocupando importantes cargos em distintas entidades, foi nomeado recentemente como Diretor de Interior da Comissão Gaúcha de Folclore.
Entidade fundada em 23 de abril de 1948, por Dante de Laytano, que reuniu um grupo de intelectuais, artistas e professores universitários com o objetivo de estudar as manifestações da cultura popular do Rio Grande do Sul. A CGF é filiada à Comissão Nacional de Folclore juntamente com as outras 24 Comissões de outros estados e, como as demais, segue as diretrizes da Carta do Folclore Brasileiro, aprovada em 1951 durante o I Congresso Nacional de Folclore no Rio de Janeiro, revista em 1995 durante o IX Congresso Brasileiro de Folclore realizado em Salvador.
Rui Rodrigues junto com Mara Muniz serão os responsáveis por difundirem e trabalhar os mais variados temas referentes às manifestações folclóricas e culturais do nosso estado bem como o resgate de nossos valores.
A Comissão Gaúcha de Folclore (CGF) tem na atual diretoria, gestão 2021-23, Rogério Bastos como presidente; Marco Aurélio Alves como 1° vice; Renata de Cássia Moraes Pletz como 2ª vice-presidente; Aimara Bolsi – 1ª secretária e Vera Aguiar – 2ª secretária. Paula Simon Ribeiro, 1ª tesoureira; Daniel Zardo, 2° tesoureiro; Diretoria de Eventos com Paulo Elias Delurdes; enquanto Maria Eunice Maciel assume a Diretoria de Pesquisa e Publicações, a área de Comunicação fica a cargo de Erika Hanssen Madaleno.
“Nós assumimos essa função tão importante com muita responsabilidade. Pois é o nosso dever resgatar os nossos valores e incentivar os jovens a preservar os nossos costumes. É um grande desafio que teremos para os próximos três anos, ajudar o presidente Rogério Bastos nisso. Fazer principalmente que a juventude retome o gosto pela nossa cultura”, disse Rui.
Entre as diversas metas da nova Diretoria, estão a promoção de exposições itinerantes pelo Estado, a realização do 2º Fórum Estadual de Folclore, a recriação de um programa radiofônico sobre Folclore, a publicação do livro dos 75 anos da CGF e, principalmente, realizar um trabalho especial sobre os 70 anos da Carta do Folclore Brasileiro.
Dois Veículos fazendo “racha” na Avenida João Goulart provocam grande acidente com danos materiais
Na madrugada deste sábado, 23 de novembro, a Brigada Militar atendeu a uma ocorrência de acidente de trânsito na Avenida João Goulart por volta da 1h30. Conforme o Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Pronto Atendimento da Polícia Civil, o acidente teria sido causado por conta de um “racha” envolvendo um veículo VW Gol cinza e um veículo Peugeot