qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Bastidores – Investigação em sigilo

foto: Marcelo Pinto/AP

Investigação em sigilo

A chamada CPI dos Alimentos, pelo jeito, vai ter que requisitar por escritos os documentos necessários para esclarecer as dúvidas a respeito da suposta distribuição de alimentos vencidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Nesta sexta, foram realizadas as oitivas dos ex-secretários Lauro Binsfeld e Rafael de Castro, e a atual secretária Gabriele Fernandes, tendo como principal pauta a metodologia de controle do armazenamento de alimentos pela pasta. Apesar da confirmação, pela Secretária, da existência de alimentos com prazos de validade quase vencendo, no início da atual gestão, e também da possibilidade de que fossem entregues os documentos para esclarecer os fatos, ainda restaram dúvidas sobre o volume de alimentos encontrados já em estágio de vencimento da validade. Gabriele Fernandes explicou que os números não foram divulgados em razão de apuração realizada pelo próprio Governo Municipal. A CPI deve ouvir funcionários da pasta nos dias 30 de abril e 6 e 7 de maio.

Sem censo

Presidente Jair Bolsonaro cancelou definitivamente o censo demográfico. Com isso, quem poderá afirmar o número de habitantes – e de vereadores – de Livramento?

Abertura

Depois de tanta reclamação dos funcionários demitidos do Complexo Hospitalar Santa Casa em relação à postura da prefeita Ana Tarouco, a Chefe do Executivo recebeu vereadores e representantes dos trabalhadores, graças a uma articulação do vereador “Galo” Del Fabro.

Aprovação

Turma do Tribunal de Contas do Estado recomendou aprovação das contas referentes ao ano de 2018 do ex-prefeito Ico Charopen. Agora, o parecer será apreciado pela Câmara de Vereadores.

Sem alunos

Movimento de professores municipais, com apoio do Cpers-Sindicato, busca revisão da decisão da Secretaria de Educação que determinou plantões presenciais nas escolas, embora as aulas estejam programadas para o modelo remoto.

Integração

Estão avançando de maneira objetiva as tratativas para um processo colaborativo de imunização contra a Covid 19 na fronteira. Esta semana, uma videoconferência organizada pelo deputado Frederico Antunes reuniu parlamentares e autoridades técnicas e consulares do Brasil e do Uruguai. No vizinho país, os deputados de Rivera Marne Osório e Nazmi Camargo também articulam essa ideia junto ao Governo uruguaio. Nesta sexta, os dois receberam os vereadores Duda Amaral e Dagberto Reis, de Livramento, para combinar o encaminhamento da proposta.

Beleza negra

Unindo visão social e consciência para o empoderamento, o Movimento de Mulheres Negras Santanense volta a realizar os concursos “Mais Bela Negra” e “Mais Belo Negro”, nas categorias baby (de 1 a 4 anos), infantil (de 5 a 9 anos) e juvenil (de 10 a 13 anos). As inscrições vão até dia 10 de maio, na forma de arrecadação de alimentos não pereciveis, que valerão nota do concurso. As informações estão na página do Movimento.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025