O sargento Emerson, do Corpo de Bombeiros Militar de Sant’Ana do Livramento, comentou nesta sexta-feira (23), sobre os dois acidentes recentes em que a corporação realizou socorro, além da importância dos cuidados necessários para evitar novos acidentes em campos de obras.
O primeiro acidente em Sant’Ana do Livramento aconteceu na terça-feira, 30 de março. Um operário acabou caindo do andaime que ele montava dentro do poço do elevador de um prédio em construção na rua Silveira Martins. Uma das madeiras de estrutura cedeu e ele acabou caindo de uma altura de dois dos 13 andares que o prédio contêm. O Corpo de Bombeiro e o SAMU realizaram o socorro necessário. Para evitar quedas graves, o Sargento afirma que além do Equipamento de Proteção Individual (EPI) é necessário fazer a instalação das linhas de vida em obras que envolvem locais de grande altura, a função da linha de vida é evitar a queda brusca do trabalhador caso venha a acontecer algum sinistro.
No feriado de Tiradentes, nesta quarta-feira (21), dois trabalhadores acabaram se acidentando em um desmoronamento em uma obra residencial no centro da cidade, na rua Doutor Fialho, ambos ficaram soterrados do pescoço para baixo. O fato aconteceu devido à falta da realização do escoramento interno da casa. Uma hora após o socorro, uma das vítimas acabou falecendo no hospital. “Nos locais confinados tenha certeza de que o local é seguro, não entre sem equipamento especializado, vai encarecer a obra e o serviço mas tem que ser feito com o máximo de segurança possível”, afirmou.
Segundo o Sargento Emerson, o Corpo de Bombeiros não atua como técnico de segurança do trabalho mas sempre que acontecerem situações como essa eles estarão em prontidão para atender a população. “O trabalhador não pode colocar sua vida em risco, ele têm que voltar para casa com segurança”, alertou o Sargento Emerson.