As bolsas asiáticas fecharam de forma mista, enquanto os futuros em Nova York trabalham no terreno positivo, ampliando suas recentes máximas históricas, contrastando com a queda na bolsa de criptomoedas Coinbase Global, que ofuscou em partes os fortes lucros dos bancos na abertura da temporada de balanços nos EUA.
As ações caíram em Hong Kong e na China, uma vez que as operações de liquidez do banco central chinês sinalizaram que ele está tentando conter o aumento da alavancagem. No recém aberto mercado europeu, as principais bolsas trabalham no campo positivo.
O rublo caiu, após o presidente Biden afirmar que está pronto para tomar medidas contra indivíduos e entidades russas em retaliação aos seus esforços para interferir nas eleições nos Estados Unidos.
O dólar cessou três dias de perdas e o rendimento do Tesouro de 10 anos se manteve em torno de 1,63%.
As ações estão oscilando em torno de suas máximas históricas e os investidores estão monitorando a temporada de balanços em busca de mais catalisadores. As expectativas de uma forte recuperação do lucro das empresas, impulsionaram os índices, elevando o nível à medida que os relatórios são iniciados.
De forma mais ampla, embora os gastos do governo combinados com o estímulo do banco central incentivem a recuperação econômica, os investidores estão alertas a quaisquer contratempos de picos de infecções por Covid-19 e dificuldades na logística de aplicação de vacinas.
O Federal Reserve ainda está longe de aumentar as taxas de juros e começará a reduzir as compras de ativos ” bem antes ” dos formuladores de políticas considerarem tal ação, disse o presidente Jerome Powell ao Economic Club of Washington na quarta-feira.
O Bitcoin caiu de seu recorde de $ 64.870 enquanto o petróleo tenta seguir seu movimento altista, com a redução dos estoques de petróleo nos EUA sustentando as esperanças de uma recuperação da demanda global.
Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) sinalizaram nesta quarta-feira, 14, que devem punir o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello e seus auxiliares por omissões na gestão da pandemia da covid-19. Relator da ação sobre a conduta do Ministério da Saúde durante a crise sanitária, o ministro Benjamin Zymler disse que a pasta evitou assumir a liderança do combate ao novo coronavírus no País.
Segundo o relator, uma das ações da gestão de Pazuello foi mudar o plano de contingência do órgão na pandemia, com a finalidade de retirar responsabilidades do governo federal sobre o gerenciamento de estoques de medicamentos, insumos e testes. “Em vez de expandir as ações para a assunção da centralidade da assistência farmacêutica e garantia de insumos necessários, o ministério excluiu, por meio de regulamento, as suas responsabilidades”, afirmou Zymler.
O posicionamento do TCU sobre a conduta do ministério na crise pode ter desdobramentos cruciais para o governo, principalmente no contexto de uma CPI da Covid no Senado – o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que mandou a Casa instalar a comissão parlamentar. A CPI tem a missão de apurar a conduta da administração federal na pandemia.