qua, 18 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 14 e 15.12.24

Primeira etapa de vacinação contra a Influenza vai até o dia 10 de maio

A coordenadora da vigilância em saúde expressou preocupação pela baixa procura da vacina
(Foto: Marcelo Pinto/AP)

Nesta quarta-feira (14), a coordenadora da vigilância em saúde, Gabriela Formoso afirmou a importância de ser realizada a vacinação contra a Influenza. Pelos sintomas serem muito semelhantes aos da Covid-19, Gabriela salienta que a imunização contra a Influenza facilita na hora do diagnóstico do novo coronavírus. Segundo a coordenadora, as vacinas se encontram em 12 unidades de saúde no município, o horário de atendimento varia dependendo do posto, não ocorrerão vacinações nos sábados. Atualmente, o grupo que está sendo vacinado são compostos por crianças maiores de 6 meses e menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e trabalhadores da saúde.

A campanha steroidi orali de vacinação da influenza acontece há 23 anos no país, ano passado em decorrência da Covid muitas pessoas se vacinaram contra a Influenza, chegando a faltar doses do imunizante, porém neste ano a procura está sendo muito baixa, afirmou Gabriela. “Este ano a vacinação iniciou por etapas, até 10 de maio estaremos vacinando crianças em determinada faixa etária, gestantes, puérperas, esses sempre foram o nosso ponto crítico, nunca conseguimos atingir a cobertura vacinal, sendo a meta de 90% deste público vacinado”, comentou a coordenadora. Segundo Gabriela, a população atual de crianças a serem imunizadas no município é de 5.600, até o momento somente 550 crianças forma vacinadas.

“É uma preocupação, pois a gente sabe que a Influenza está aí, ela virou endêmica, ela circula o tempo inteiro e a gente só não tem um grande número de casos devido a vacinação anual”, afirmou Gabriela. Ela salienta que por ser um vírus respiratório, o contágio da Influenza também é muito parecido com o do coronavírus, sendo espalhadas por gotículas de saliva e sendo mais fácil o contagio em meses mais frios devido à proximidade em que as pessoas em espaços fechados.

Crianças, gestantes ou qualquer outra pessoa que teve Covid-19 e for se vacinar contra a influenza deve esperar 4 semanas para fazer a vacina da influenza. Vacinados contra o coronavírus, seja primeira ou segunda dose devem esperar 14 dias após a vacinação para tomarem o imunizante contra a influenza.

🚨DISCURSO DO GENERAL MOURÃO🚨

O Senador General Mourão, em 17/12/24, manifestou-se, na tribuna do Senado Federal, sobre os abusos e desmandos do STF, que atacam os princípios do Estado Democrático de Direito. O Estado de Direito, no Brasil, está em franca degeneração, pois vivemos sob a égide da “Ditadura da Toga”. Os ataques aos militares e contra as Forças Armadas prosseguem, de maneira orquestrada.