Com o Governo Federal estipulando a prorrogação do prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2020, a data limite agora é no dia 31 de maio. Segundo Adilson Valente, Inspetor Chefe da Receita Federal, a razão desta prorrogação foi a pandemia do novo coronavírus, mesmo motivo ao qual foi prorrogada também no ano passado. “Com isso os contribuintes têm o prazo de mais um mês para coletar seus dados e preparar a declaração, presume-se que as pessoas tenham alguma dificuldade em obter os dados necessários”, afirmou o Adilson Valente.
É obrigatório realizar a declaração pessoas que tenham uma renda acima de 38 mil reais por ano ou para quem tenham bens ou diretos acima de 200 mil reais, quem recebeu auxílio emergencial junto de outras rendas e elas somaram (sem contar o auxílio) mais de R$ 22.847,76, em 2020.
Segundo Adilson, para sanar qualquer dúvida a receita federal tem vários canais de atendimento, como o site da receita além do chat e o ‘fale conosco’, mas caso seja preferido, os melhores profissionais para esclarecer sobre o imposto de renda são os contadores.