Sant’Ana do Livramento é a cidade que mais vacinou pessoas contra a Covid-19 entre os municípios com mais de 50 mil habitantes no Rio Grande do Sul. O dado começou a ser disseminado pelo vereador Duda Amaral, do Progresssistas. “O Painel da Saúde do Estado neste 5 de abril, Livramento é quem está com a vacinação mais adiantada entre todas as médias e grandes cidades gaúchas, aquelas com mais de 50 mil habitantes. Isso que nem estão contabilizados aí aqueles doble-chapas vacinados em Rivera”, disse o vereador.
Nessa semana, o vereador entregou um Voto de Congratulações aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores para a equipe da Vigilância Epidemiológica. “Já estamos enfrentando essa pandemia há mais de ano. Ela chegou, mudou nossas vidas e levou muitas pessoas queridas do nosso convívio. E quem está no front dessa batalha desde o início em Sant’Ana do Livramento é essa equipe”.
Duda Amaral lembrou que, “antes mesmo de um paciente ser internado na Santa Casa e de todos entendermos melhor do que se trata o tal vírus, o pessoal da Epidemiológica já estava trabalhando com testes, rastreando quem tinha contato com os primeiros infectados e, agora, neste ano, está coordenando a vacinação no município”. Na opinião do Vereador, o trabalho da Vigilância Epidemiológica ganha ainda maior relevância porquê “muito do que fizeram, desde o início, foi em precárias condições, sendo que às vezes nem material para a própria proteção tinham”.
“Por todo esse serviço na linha de frente, do início com os testes até agora com a vacinação da nossa população, que eu propus na Câmara Municipal um voto de congratulações a este órgão municipal. E foi aprovado por unanimidade. Nós que vivemos numa cidade com vocação para ver o copo meio vazio, sempre é bom ver o copo meio cheio, onde as coisas funcionam com dedicação, muito esforço e competência”, disse. Duda entregou a homenagem nas mãos de Gabriela Formoso de Moraes, Raquel Levy e Iana Haas, representando todos os servidores do órgão.
Confira o ranking da vacinação:
01) Livramento – 15,8% da população (1º dose)
02) Passo Fundo – 15,5%
03) Carazinho – 14,3%
04) Cachoeira do Sul – 14,1%
05) Canguçu- 13,9%
06) Ijuí – 13,2%
07) Alegrete – 13,2%
08) São Gabriel – 13,2%
09) Porto Alegre – 12,8%
10) Camaquã – 12,8%