qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

“Vai ser aberta a caixa preta da Assistência Social, muita coisa vai aparecer”, afirma Secretária

Gabriele Fernandes revela que recebeu ameaças e garante que episódio dos alimentos vencidos foi caso isolado e não deve se repetir
Foto: Ascom/Câmara de Vereadores

Uma semana após um trio de vereadores realizar uma denúncia de uma suposta distribuição de alimentos vencidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), nesta segunda-feira (5), a secretária Gabriele Fernandes rompeu o silêncio e falou sobre o caso. “Foi comprovado o vencimento sim de arroz, alguns achocolatados, alguns doces e bolachinhas”.

Entretanto, Gabriela alega que a repercussão do caso foi aproveitada para outros fins. “Foram esses os alimentos vencidos, o que não condiz com algumas lives que estão aparecendo aí com feijões. Esses feijões, inclusive, não condizem com os lotes nem com as marcas que nós trabalhamos aqui na secretaria. Então está gerando um sensacionalismo muito grande em volta disso”, pontuou.

Ainda na última semana, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi aberta para apurar o caso. Segundo a Secretária, o objetivo é colaborar para que os fatos sejam esclarecidos. “Foi instaurada a CPI, vão ser apurados os fatos. Internamente, aqui já está sendo apurado, abrimos uma sindicância para apurar os verdadeiros responsáveis, embora eu seja um deles, porque eu deveria ter fiscalizado, mesmo com chefe do almoxarifado, mas aconteceu”, ponderou.

E completou. “Eu posso garantir pra vocês que foi um fato isolado, não vai acontecer novamente. Nós não fizemos compras nenhuma ainda. Tudo o que nós recebemos que estava no almoxarifado foram compras feitas pela outra gestão. Vai aparecer nos autos do processo uma quantidade exorbitante do que era comprado e não vai ser comprado agora. […] Cabe à CPI investigar”.

Quanto ao andamento do processo, Gabriele foi enfática. “Vai ser aberta a caixa preta da Assistência Social, muita coisa vai aparecer eu posso garantir para vocês. Não estou passando a  bola para a outra gestão, o que me interessa é o que eu fiz de janeiro até agora. Mas será aberta a caixa preta e muita coisa virá a tona, isso é fato”.

Passado o fato, a Secretária disse que mudanças já foram feitas na pasta. “Foi tudo reformulado, inclusive a equipe de trabalho. Foi aberta a sindicância, vão ser apurados os fatos de forma oficial e de forma correta […] e essa transparência que nós vamos manter”.

Encerrando sua declaração, Gabriele ainda relatou ter sofrido ameaças. “Eu lamento o fato. Lamento também as pessoas tirarem as conclusões precipitadas, os ataques ocorridos, principalmente a mim e a minha família. Fui atacada pessoalmente, o meu filho foi atacado pessoalmente, por isso que eu me reservei a não me manifestar até então”.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025