Na manhã da quinta-feira (1°), a prefeita Ana Tarouco (DEM) esteve reunida com o Comandante do 2° Regimento de Polícia Montada (2°RPMon), da Brigada Militar (BM), Aníbal Silveira, tratando sobre assuntos referentes ao combate à Covid-19. Oportunidade quando também foi debatida a data em que os profissionais da saúde seriam imunizados.
Segundo Silveira, a decisão foi aguardar as determinações do Governo do Estado. “Entendemos e chegamos em um consenso de que nós vamos trabalhar de acordo com a Legislação, de forma legal, então nós vamos respeitar aquilo que as portarias, que os decretos, que as leis determinam. Então, na medida em que chegar a vez dos policiais militares, de acordo com a Legislação, nós vamos dedicar esforços para fazer a vacinação”.
Quanto à situação da BM em relação à pandemia, Silveira afirma que não houve grandes prejuízos na região do 2° RPMon, mas o estado é de alerta. “A BM, como órgão de linha de frente, com a missão de preservar a ordem pública, desde o início não parou, mas nem por isso nós estamos imunes. Tivemos vários policiais que foram afetados ou foram contaminados pelo Covid, mas operacionalmente não teve prejuízo. Na medida em que o policial baixa, precisa se afastar, a gente supre com horas extras, supre com ajustes de escala e principalmente com o bom trabalho dos policiais e com o seu comprometimento”.
De acordo com os dados repassados pelo Comandante, a média dos sete municípios sob a responsabilidade do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Fronteira Oeste (CRPO-FO) está entre seis a oito policiais em isolamento por mês e, no momento, nenhum efetivo hospitalizado.
ESTADO
Ao final da tarde dessa quinta-feira (1°), o Governo do Estado confirmou que, após a chegada de mais de meio milhão de doses da vacina contra Covid-19, seria possível antecipar a imunização dos profissionais da segurança pública e de pessoas com 65 anos completos.
Entretanto, em Sant’Ana do Livramento, devido ao rápido avanço da imunização, neste final de semana será aberta a vacinação para pessoas com idade a partir dos 64 anos. Segundo a Coordenadora da Imunização do Município, Raquel Levy, ao longo da semana os profissionais da segurança que atuam em ações de combate ao Covid-19 devem ser contemplados.