O prefeito de Bagé, Divaldo Lara (PTB), comemorou o anúncio feito pelo Governo do Estado, na tarde desta quinta-feira (1°), que ampliou a vacinação contra à Covid-19 pelas forças de segurança e salvamento. Agora, poderão ser vacinados servidores diretamente envolvidos nas ações do enfrentamento ao coronavírus, que estejam atuando em funções específicas de apoio às ações da pandemia. “Fico feliz pela sociedade, que merecia essa cobertura”, afirmou o prefeito.
Entraram neste grupo 29 mil trabalhadores da Polícia Civil, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, guardas municipais e Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe). Em próxima fase, deverão ser contemplados servidores do Departamento Estadual de Trânsito (DetranRS) e do Instituto-Geral de Perícias (IGP).
No mês passado, o prefeito de Bagé havia determinado a vacinação antecipada de alguns grupos, o que – na ocasião – contrariou a regra do Plano Nacional de Imunização. Na época, segundo Lara, havia um surto entre os profissionais da casa prisional local, que o levou a mudar o plano de imunização. “O que estamos vendo agora é o reconhecimento do Estado por uma ação que tivemos lá atrás. Está mais do que provado que as pessoas que atuam na segurança pública estão na linha de frente e merecem fazer parte da prioridade na vacinação”, complementou o prefeito.