sáb, 19 de abril de 2025

Variedades Digital | 19 e 20.04.25

Secretário destaca a dificuldade enfrentada com maquinário da Prefeitura

Titular da pasta de Obras afirma que pretende cumprir todas as demandas por melhorias da população, mas esbarra na falta de orçamento
Secretário de Obras e Serviços Urbanos, Dilmar Pereira (Foto: Marcelo Pinto/AP)

Após manifestações nas redes sociais contrárias a primeira parte do serviço realizado pela Secretaria de Obras na rua Neri Ucha, no bairro Tabatinga, o secretário da pasta, Dilmar Pereira explicou, nesta quarta-feira (31), que está no terceiro dia de trabalho para solucionar um problema de mais de 11 anos. No local, foi encontrado um cano estourado do Departamento de Água e Esgoto (DAE), a rua também se encontrava encharcada devido às chuvas da semana passada. O primeiro serviço realizado foi o de “valetamento” para ser escoada a água que se encontrava na rua.

Segundo o secretário, a pasta também teve o problema na tarde de segunda-feira (28), quando o pneu do trator com laminas, que estava realizando o trabalho na Tabatinga, furou. Para a conclusão deste trabalho, foi necessária manutenção no veículo. “Ontem fomos lá tentando aprimorar este serviço, mas o que me faltou agora é passar o rolo, que se encontra com problema. Ele estragou no outro dia em que estávamos realizando melhoras na Simon Bolívar, o problema foi na mangueira, além de antes disto ele já estar sem o vibrador que bate o rolo”, explicou.

Atualmente, a secretaria busca balastro para terem as condições de atender a Tabatinga, tanto como os bairros Jardim Alvorada, Marechal Mallet, e outros locais que já são de conhecimento da secretaria, as pontes do São Paulo também estão na lista de próximos trabalhos da pasta.

Com maquinário desgastado, alguns deles parados em diferentes partes da cidade, além de perdas de empréstimo de outras máquinas, por não cumprimento do contrato com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), a situação piora. O secretário apela por compreensão e paciência da população, pois existem limitações. “Atualmente, mais que isso, não podemos fazer. Todas estas limitações fazem com que o trabalho não flua do jeito que tem que ser”, afirmou. Dilmar destaca que a secretaria está esperando a aprovação das licitações para obter os recursos para poder cumprir com as demandas da sociedade santanense.

 

Audiência Pública em Brasília debaterá crise no Agro Gaúcho e buscará soluções urgentes

  A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, da Câmara dos Deputados, realizará, no dia 22 de abril (terça-feira), às 15h, uma Audiência Pública crucial para debater a grave situação do agronegócio no Rio Grande do Sul. Proposta pelo deputado federal Afonso Hamm, a iniciativa visa encontrar soluções urgentes para os desafios que assolam o setor, como os