qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Prefeitura disponibiliza medicamentos para o tratamento contra a Covid-19

A retirada gratuita é possível apenas mediante prescrição médica

Nas últimas semanas, Sant’Ana do Livramento tem registrado uma média de 70 novos casos positivos de Covid-19 por dia. Bem como um número bastante expressivo de pessoas que buscam atendimento na Santa Casa de Misericórdia para alguns sintomas da doença. Consequentemente, também é alta a procura por medicamentos para o combate ao vírus.
Embora ainda não haja um consenso entre a comunidade médica acerca da eficácia da Azitromicina e da Ivermectina no combate ao Covid-19, alguns médicos têm prescrito as substâncias para seus pacientes. Entretanto, no momento em que Livramento ultrapassa a marca dos cinco mil casos positivos desde março de 2020, nem todos os infectados têm condições de arcarem com os custos do tratamento.
O que poucos sabem é que os medicamentos são disponibilizados de forma gratuita na rede municipal de saúde, mais especificamente no ambulatório Covid baseado junto ao posto de saúde da avenida Daltro Filho. A coordenadora da triagem do Covid-19 no município, Iana Haas, explica como os pacientes podem ter acesso aos medicamentos. “O pessoal vem com a receita médica e distribuímos. Na farmácia básica também tem. Exceto em casos de medicamentos muito específicos”.
Ainda de acordo com a Coordenadora, a procura pelos medicamentos não é alta e, até o momento, não foram registradas faltas das substâncias. “Aqui no ambulatório a procura pelo medicamento é baixa. […] Acredito que eles (os pacientes) saem ali da Santa Casa com a receita médica e vão até a farmácia básica. Em relação ao número de exames que a gente faz a procura pelos medicamentos é baixa”, ponderou.

COMPROVAÇÃO

Cabe salientar que, de acordo com o Conselho Federal de Farmácia (CCF), não há comprovação científica de que essas substâncias de fato contribuam na prevenção e no combate da Covid-19. Segundo a entidade, “até o momento, todos os estudos publicados que avaliaram a eficácia desses medicamentos, juntos ou combinados, não demonstraram qualquer vantagem no seu uso quando comparados ao tratamento com placebo ou tratamento convencional”.
O Conselho também alerta para os efeitos colaterais que podem ser causados pelo uso dos medicamentos. “Em alguns casos, o uso combinado desses medicamentos pode aumentar o risco de efeitos adversos por interação medicamentosa, como é o caso, por exemplo, do uso concomitante da Hidroxicloroquina e Azitromicina que pode potencializar o risco de danos cardiovasculares”.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025