Na tarde desta terça-feira (23) uma equipe do Departamento Técnico Agropecuário da Secretaria da Agricultura representadas pela Zootecnista Laíse Har e Méd.Vet. Leonardo Viera, realizam trabalho de vacinação de fêmeas bovinas contra brucelose, em animais de produtores das regiões da Mangueira Colorada, Passo do Otacílio e Rincão da Bolsa. O trabalho que é realizado anualmente pela secretaria auxilia os pequenos produtores do município na imunização do rebanho.
A Brucelose É uma doença transmissível que ataca os bovinos, outras espécies animais e o homem. O principal meio de introdução da brucelose num rebanho sadio é pela aquisição de bovinos infectados. A brucelose pode ser transmitida pelo contato direto ou indireto com animais infectados. Outra forma de transmissão é por via respiratória, com a inalação de bactérias em ambientes contaminados
Inspetoria de Defesa Agropecuária orienta produtores vacinação
Sobre a vacinação contra a brucelose os procedimentos seguem conforme legislação IN 10 /2017.– Vacina da brucelose B 19 nas fêmeas de 3 a 8 meses, com apresentação do atestado pelo médico veterinário cadastrado responsável pela vacinação. Deve-se observar a marca com o número 1 (um ) lado esquerdo.
Vacina da brucelose Rb51 para as fêmeas que não foram vacinadas na idade correta com B 19, deverão ser vacinadas com a vacina RB 51 (não indutora de anticorpos), pois assim não causará interferência em futuros diagnósticos de brucelose. Após a vacinação, marcar o animal com a letra V e apresentar o atestado do médico veterinário credenciado indicando a categoria vacinada. Os atestados devem ser entregues de 30 de junho a 30 de dezembro.
Inspetoria de Defesa Agropecuária segue trabalhando em horário normal das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira – na Rua 13 de Maio, 333 (antigo prédio da FEPAGRO) Fone: (55) 3242-4551 e o e-mail é [email protected]