Descrito como um crime de difícil investigação pelas autoridades por ser bastante complexo, o furto de animais em propriedades rurais é uma triste realidade que ronda os campos do nosso estado gerando grande prejuízo econômico. As quadrilhas que agem no abigeato estão cada vez mais audaciosas e especializadas neste tipo de atividade ilícita, desde o furto propriamente dito, logística de transporte, venda e comercialização dos animais. Muitas vezes esses grupos contam, inclusive, com pessoas que conhecem as localidades e a rotina das propriedades.
Para tentar conter este tipo de crime foram criadas, em 2018, pelo Governo Estadual e com o apoio de diversas entidades de classe, entre elas os Sindicatos Rurais dos município, as (DECRABs) Delegacias Especializadas no Combate aos Crimes Rurais e Abigeato). Hoje, elas estão instaladas em Bagé, Santiago, Cruz Alta, Camaquã e em breve em Alegrete.
A reportagem do Jornal A Plateia obteve, com exclusividade, dados do sistema de Segurança Pública do RS que colocam Sant’Ana do Livramento na liderança dos casos de abigeato no Estado entre os anos de 2016 a 2020 com 1.346 registros de ocorrência; seguido por Bagé com 1.098; e Santa Maria com 960 registros.
O mais alarmante no relatório, a que a reportagem teve acesso, é que de 2016 a 2019 foram furtados dos campos de Livramento 18.327 animais (segundo registros oficiais) gerando um prejuízo milionário aos produtores.
Número de Ocorrências de 2016 a 2020:
1º Santana do Livramento – 1.346;
2º Bagé – 1.098;
3º Santa Maria – 960;
4º São Gabriel – 874;
5º Alegrete – 750;
6º Uruguaiana – 723;
7º Rio Grande – 710;
8º Santiago – 669;
9º Soledade – 688;
10º Santa Vitória do Palmar – 587;
O Jornal A Plateia conversou com o atual comandante do 2º RPMon, Major Anibal Silveira, que informou que a Brigada Militar por meio de suas atribuições na Segurança Pública realiza o trabalho efetivo de policiamento ostensivo nas áreas rurais por meio de operações. “Embora do ano passado para cá nós tenhamos registrado uma diminuição no número de ocorrências e nas quantidades de animais furtados, realmente, Sant’Ana do Livramento em nível de Estado e região ainda é o município com o maior índice ocorrência de furto abigeato”.
Conforme os dados da Brigada Militar comparando os meses de janeiro e fevereiro de 2020 foram registradas 20 ocorrências e 200 animais furtados, e em 2021, até agora, nos dois primeiros meses foram 14 registros e 97 animais subtraídos dos campos de Livramento.
Número de Animais Subtraídos de 2016 a 2019 (estatística desativada em 2020):
1º Santana do Livramento – 18.327;
2º São Gabriel – 8.769;
3º Bagé – 6.800;
4º Uruguaiana – 6.556;
5º Alegrete – 6.157;
6º Santiago – 5.642;
7º Santa Vitória do Palmar – 5.500;
8ª Rio Grande – 5.469;
9º Herval – 4.033;
10º Dom Pedrito – 3.817
Para o presidente da Associação e Sindicato Rural de Livramento, Luiz Carlos D’Auria Nunes, os dados apresentados pela reportagem são muitos preocupantes, principalmente pelo fato de o Município ser zona de fronteira e ocupar o 2º lugar em rebanho no Estado e 2º em área territorial. “Nós viemos lutando há, praticamente, três anos para trazer uma delegacia para Livramento porque, estatisticamente, os números comprovam essa necessidade. Inclusive acreditamos que esses dados possam ainda ser maiores por conta do não registro. Se vem fazendo um trabalho bastante importante de conscientização aos produtores para o registro e combate principalmente das forças de segurança. Mas nós precisamos rever esse projeto. Infelizmente perdemos a delegacia que vai ser instalada em Alegrete, e esse apoio aqui seria muito importante com o QG da Polícia Civil e junto com a Brigada Militar ter um efetivo maior. Principalmente pelo fato de sermos uma zona de fronteira iria contribuir muito para esse combate” disse.