Na segunda-feira (22), o Caminhão da Saúde do Sesc começou a funcionar realizando os exames já agendados. O Programa Saúde Preventiva estará atuando até o dia 12 de abril. O caminhão se encontra estacionado na rua Rivadávia Corrêa em frente à Prefeitura Municipal. Segundo a Secretária de Saúde, Caroline Alvez, o projeto foi idealizado para desafogar as filas das consultas de eco de abdômen total, oftalmologia e mamografia. A princípio serão realizados 44 exames de oftalmologia e 22 ecografias, os exames de mamografia já supriram a fila.
Segundo Caroline, as filas utilizadas foram as que já se encontravam na Pasta, foi feito uma busca para localizar e informar todas as pessoas que se encontravam nas filas de espera, porém em decorrência de mudanças de endereço e trocas de números de telefone, algumas pessoas não conseguiram ser contatadas. “Pedimos à população, àquelas pessoas que sabem que deixaram encaminhamentos e que não foram chamadas para a realização dos exames… elas podem procurar o nosso atendimento dentro da Secretaria de Saúde para viabilizarmos estas consultas”, explicou a Secretária.
A Prefeita Ana Tarouco (DEM), afirma que o programa tem sido idealizado junto ao Sesc desde o início do ano. “Quando assumimos, encontramos filas desde 2012, 2016 e 2017 de todo o tipo de exames”, explicou. Ana Tarouco diz que aproveitando o mês da mulher, foi acertado com o Sesc para que alguns dos exames realizados fossem priorizados para o público feminino.
Pedro Saccol Filho, Gerente de Unidade Operacional SESC Sant’Ana do Livramento explica que o Saúde Preventiva é uma atividade que reduz todos os gargalos da saúde no Estado. “Com esta ação o Sesc propõe além de atender a demanda reprimida no município de Sant’Ana do Livramento, justamente fazer a prevenção, reduzir todos os atendimentos futuros e de casos graves”, explicou Pedro Saccol.
Caroline ressalta que todos estes exames foram marcados com antecedência e estas pessoas já se encontravam em aguardo via Secretaria de Saúde. Segundo a Secretária, se a fila for suprida é provável que o programa volte realizando atendimentos ao público.