Através de uma publicação oficial, a administração da Santa Casa de Misericórdia comunicou a abertura de mais oito leitos para o atendimento a pacientes com Covid-19. Com a expansão, a capacidade de atendimento do sanatório sobe de 16 para 24 pacientes na ala.
A ampliação foi feita na semana passada, mas só foi informada nesta segunda-feira (15). Não houve necessidade de empenhos para a implementação, como explicou Leda dos Santos, uma das gestoras do hospital. “Não veio recurso nenhum. A gente adequou uma área aqui, fez uma realocação de mobiliário e de pessoal”.
Leda justificou a reorganização falando sobre a alta na demanda por atendimento a pacientes com Covid-19. “A gente disponibilizou por força do público crescente que precisava internar e, atualmente, esses oito leitos estão ocupados. A gente já especula que nos próximos dias tenha que disponibilizar mais áreas para internar pacientes Covid”.
Sobre a quantidade de novos leitos que podem surgir, Leda diz que ainda não há como ter certeza, mas afirma que a situação preocupa. “A gente tem a clareza de que, se continuar essa curva ascendente de casos positivos e, levando em conta que parte deles, cerca de 5% precisa internar e 3% agrava, a gente fica apreensivo”.
LEITOS UTI
Saindo do âmbito da enfermaria, Leda também manifestou o interesse do hospital em abrir mais vagas na UTI Covid. “A gente está em um esforço comunitário e que, felizmente, temos tido a sensibilidade de vários empresários e estamos adquirindo equipamentos para compormos um conjunto de leitos para UTI Covid”.
A demora em inaugurar os novos leitos se dá em razão da alta demanda e a incapacidade das indústrias em entregar o maquinário. “Não há equipamento a pronta entrega, mas vem chegando há alguns dias esses equipamentos. A gente vai conseguir agrupar esses equipamentos até o final de semana para que a gente tenha condições de abrir três, quatro leitos”, projetou Leda.
Foto: Leda dos Santos