qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Livramento pode ter escola cívico-militar

Anúncio foi feito, nessa semana, pelo Governo Federal

Sant’Ana do Livramento está entre as cidades pré-selecionadas para receber investimento de criação de escolas cívico-militares. Segundo a prefeita Ana Tarouco (DEM), o fato de ser um investimento federal, através do Ministério da Educação (MEC), traz um investimento para Livramento que poderá chegar a R$ 1 milhão.
O investimento vem através do Programa Escolas Cívicos-Militares (Pecim); apresentado com um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares federais e estaduais. O objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Ou seja, os militares desempenham tarefas de apoio, enquanto os professores e demais profissionais civis da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.
Em 2020, 53 instituições de ensino aderiram ao programa, agora são 70 e Livramento foi contemplada junto com outras cidades do Rio Grande do Sul: Santa Cruz do Sul; Tramandaí; Novo Hamburgo; Ijuí; Sant’Ana do Livramento; Sapucaia do Sul e Cachoeira do Sul.
Um dos articuladores da indicação santanense, o senador Luiz Carlos Heinze (PP), destaca que o programa é um sucesso. “A educação é a maior arma para transformar uma sociedade. Não podemos deixar de pensar no futuro da nossa juventude”, afirmou.

NA PRÁTICA

Para a secretária de Educação, Sandra Pontes, é um projeto de suma importância para Livramento. Segundo ela, é preciso desmistificar a condução da escola cívico-militar. “Se tem uma ideia de que militares vão entrar para a direção da escola, que vão ser os diretores, isso jamais vai acontecer. Eles não entram na parte pedagógica, essa parte vai ser a mesma, o diretor eleito, de maneira democrática. O que acontece é que vai ter um representante da inativa que vai estar lá e dar esse assessoramento no quesito disciplina e valores”, explicou.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025