Nesta manhã de sexta-feira (12), os canteiros da avenida 24 de Maio amanheceram lotados de lixo e entulhos. A denúncia foi feita por uma ouvinte da rádio RCC. “Isso me entristece muito, um descaso com o bem público. Uma vergonha! E um segue o mal exemplo do outro, fico indignada”, diz Claudia Cardinali, moradora das proximidades.
O descarte se encontra entre as avenidas Tamandaré e João Pessoa. Além de lixo e alguns entulhos, a maior parte do material descartado eram restos de podas, que no município existe local correto para armazenamento. O descarte correto é feito no Deposito de Ramas, aos fundos da chácara da prefeitura, além de poder ser feito um chamado para que um carreto busque e faça o descarte correto, neste caso de forma paga.
Dos três canteiros que fazem parte da avenida, todos se encontram com restos de poda, já um dos canteiros se encontra com restos de latas de tinta, caixas de suco, pedaços de concreto de obras e outros restos de materiais de construção. Além disso, foi encontrado papelão que é um material reutilizável, que pode se converter em renda para alguns catadores de lixo.
Dilmar Pereira, Secretário de Obras e Serviços Urbanos diz que “A princípio o levantamento do material de podas será recolhido hoje, o material que é retirado de podas residenciais deve ser descartado mediante solicitação para a Secretaria de Obras e pagamento de uma taxa para a Secretaria da Fazenda. A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, realiza podas conforme pedido antecipado e regularização mediante órgão ambiental além de recolher o material oriundo e destinar ao local apropriado”. De acordo com Dilmar o restante do lixo deve ser ensacado e descartado nas lixeiras comunitárias “A coleta do lixo residencial fica a cargo da empresa privada ANSUS”.