qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Faça por merecer!

Gilberto Jasper
Jornalista/[email protected]

Admiro Mário Sergio Cortella. Ele se apresenta como filósofo, mas o considero o melhor cronista do cotidiano. O conteúdo das palestras são aulas de autoanálise. Ouvidas com atenção revertem na possibilidade de melhor comportamento, aumento de solidariedade e incremento da humildade no nosso dia a dia.
Neste final de semana deparei com uma palestra onde Cortella faz uma analogia da nossa existência com o filme “O Resgate do Soldado” Rayan. Um pelotão inteiro morre tentando salvar um único militar durante a Segunda Guerra Mundial. Ao final da trama, o comandante do grupo, vivido pelo ator Tom Hanks, pouco antes de morrer, sussurra no ouvido do alvo de tanto esforço.
– Faça por merecer!
O resto da palestra de Cortella vocês podem imaginar.
Nestes tempos de confinamento, medo, terror disseminado pela grande mídia e da politização de mortes muitos já pensaram sobre nossa trajetória terrena. Os distúrbios psicológicos se multiplicaram nesta pandemia. Alcoolismo, suicídios, uso de drogas, bipolaridade, desânimo de viver, alterações bruscas de humor e crises de pânico serão manchetes quando a imprensa fizer um mea culpa sobre o descaso com os recuperados da covid como antídoto para o medo.
Milhões de brasileiros padecem com danos colaterais à pandemia. Desempregados, sobrevivem de auxílios federais – apelidados pela esquerda de “transferência de renda”. Outros mantêm a família com favores de vizinhos, ajuda de parentes, solidariedade de amigos compadecidos com a miséria.
Será que nós, neste ano de pânico disseminado à exaustão, fizemos tudo que está ao nosso alcance? Ajudamos o tanto que pudemos? E no resto de nossa existência? O balanço final resulta em “lucro”? Ou seja, fizemos jus ao presente de fazer parte deste mundo, do privilégio da possibilidade de formar família, conhecer pessoas edificantes e aproveitar cada segundo para ajudar?
Digressões de uma tarde abafada de domingo, ao pé da churrasqueira pensando em Mário Sergio Cortella. O que vem depois? Bueno… aí seria “inticar” – como se diz lá na minha terra – e mexer com crenças, paixões e valores subjetivos.
Por hoje basta. Afinal, vocês, preclaro leitor/leitora… fez por merecer tudo que ganhou vida afora? Pense, pese, reflita e mude, se for o caso.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro