qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Dia da mulher tem programação binacional presencial e pela web

Com o slogan “Mulheres vivas. Nas ruas, nos lares e em todos os lugares. Nem um direito a menos!”, o Intersocial Feminista 8M realiza uma marcha virtual
Nomes substituídos no centro da cidade (Foto: Matias Moura/AP)

Nesta segunda-feira (08), Dia Internacional da Mulher, o Intersocial Feminista 8M realiza uma série de ações de conscientização sobre a importância da luta pela vida e direitos das mulheres. Entre as atividades estão a substituição do nome das principais ruas de Sant’Ana do Livramento, homenageando importantes para a história feminista. Ao longo do mês também se realizarão lives e eventos pela internet.
Ane Cruz, relatora do Intersocial Feminista 8M, comentou que em função da restrição da bandeira preta na região, o ato que seria presencial na cidade de Sant’Ana do Livramento mudou sua programação para o outro lado da fronteira.
A concentração acontecerá às 11h30 na praça Flores, em Rivera. Um cordão lilás será feito para manter o afastamento, não existe um trajeto predefinido. Será feita a leitura do manifesto do Intersocial Feminista que englobam: saúde das mulheres, índices de violência, desemprego e outras pautas.
Para participar da marcha online desta segunda, as pessoas são convidadas a utilizar alguma roupa lilás, criar um cartaz criativo com a sua consigna, tirar uma foto e publicar nas redes sociais com a hashtag #8MBinacional e marcar o @intersocialfeminista8mRivera-Livramento.
Ane também comenta que em decorrência da quarentena devido ao Covid-19, várias mulheres foram vitimadas nesse último ano. Muitas delas, acabaram por sofrer de violência doméstica por estarem confinadas com seus agressores.
O número de feminicídios e violência sexual, nesse período, também aumentou exponencialmente quando comparados aos últimos anos. Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Brasil registrou 648 feminicídios no primeiro semestre de 2020.
Em Sant’Ana do Livramento, no final do ano passado, foram registrados quatro casos de violência sexual, sendo três abusos de meninas menores de idade e um estupro de uma mulher. “Não dá para a gente sair na rua, não dá para a gente ficar em casa, não dá para a gente ficar em lugar nenhum, mas o que é isso?!”, questionou Ane Cruz.
O Intersocial Feminista 8M Rivera Livramento convida a todos a participar das lives pelo Facebook e Instagram que irão acontecer durante o Março Lilás.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025