Desde o último sábado (26), todo o estado do Rio Grande do Sul encontra-se sob o regramento do decreto de bandeira preta. Com isso, apenas os serviços considerados essenciais podem funcionar obedecendo uma série de restrições.
Com o decreto, também foi lançada uma operação denominada TE CUIDA RS, onde os órgãos de segurança estaduais estão atuando em conjunto com os municipais. Ainda nesta semana, o governador Eduardo Leite confirmou que o decreto será prorrogado por mais sete dias no Estado, como forma de atenuar a situação da pandemia de Covid-19.
Em Sant’Ana do Livramento as equipes de fiscalização trabalham de forma intensa para orientar e garantir que todas as medidas estejam sendo seguidas, mas mesmo assim, a demanda é muito alta. “Tem milhares de denúncias, são 20, 30, 40 ligações por dia. […] Eu queria que aquele povo que vai de noite para o bar, aquele que sai, que não saísse. Que compre e beba em casa”, pondera Ademir Pacheco, chefe da Defesa Civil.
Outro ponto destacado por Pacheco é a compreensão por parte da comunidade. “A gente consegue entender até os comerciantes, mas tá difícil de fazer as pessoas compreenderem que é uma coisa do Governo do Estado. A gente não multou ninguém, apenas orientamos. Sabemos que é difícil”, lamenta.
Por enquanto, Pacheco diz que, embora as equipes estejam trabalhando com a orientação, as ações devem se manter na mesma intensidade. “Nossa preocupação é essa, as pessoas colaborarem. Se eles colaborarem, a gente sai dessa situação”. Para realizar denúncias, basta enviar mensagem ou ligar para o número: (55) 9 8453-7180. Entretanto, as autoridades pedem que os relatos sejam breves, principalmente durante os finais de semana, para que seja evitado o congestionamento da linha.