Na segunda-feira (22), as escolas particulares de Sant’Ana do Livramento iniciaram as aulas de forma gradual obedecendo aos protocolos de segurança contra a Covid-19. A capacidade de alunos no ensino presencial foi definida de acordo com o distanciamento de no mínimo um metro entre os estudantes dentro e fora da sala de aula.
A diretora geral do Colégio Santa Teresa de Jesus, Bruna Prates Bittencourt Braz, salienta que só foi possível a reestruturação e a readaptação dos alunos devido à parceria significativa entre a escola e os pais. “Além da necessidade de adequação às regras de protocolo, vamos juntos reaprender a conviver em meio à pandemia”, afirma Bruna.
Ainda durante a semana, a escola recebeu 400 alunos desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio divididos em dois turnos. Os alunos que permaneceram em casa, assistiram as aulas de forma simultânea pela plataforma online Microsoft Teams.
Com a suspensão da cogestão no modelo do distanciamento controlado, o Estado do Rio Grande do Sul passou a ser regido pela bandeira preta. O decreto permite ensino presencial apenas para escolas de Ensino Infantil e turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O restante dos anos escolares, assim como Ensino Superior, só podem funcionar de forma remota pela orientação do Governo do Estado.
A Direção do Colégio Santa Teresa de Jesus emitiu comunicado oficial informando que continuará as aulas presenciais para Ensino Infantil e turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental respeitando os protocolos conforme já realizado nessa semana.
Ensino Superior
A Universidade da Região da Campanha (URCAMP) informou em comunicado oficial que as aulas iniciaram de forma remota em 22 de fevereiro, com previsão de retorno da forma híbrida escalonada a partir de 29 de março.