qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Retorno às aulas nas escolas particulares de Sant’Ana do Livramento

Nesta semana, o retorno presencial foi gradual para o Ensino Infantil, Fundamental e Médio

Na segunda-feira (22), as escolas particulares de Sant’Ana do Livramento iniciaram as aulas de forma gradual obedecendo aos protocolos de segurança contra a Covid-19. A capacidade de alunos no ensino presencial foi definida de acordo com o distanciamento de no mínimo um metro entre os estudantes dentro e fora da sala de aula.
A diretora geral do Colégio Santa Teresa de Jesus, Bruna Prates Bittencourt Braz, salienta que só foi possível a reestruturação e a readaptação dos alunos devido à parceria significativa entre a escola e os pais. “Além da necessidade de adequação às regras de protocolo, vamos juntos reaprender a conviver em meio à pandemia”, afirma Bruna.
Ainda durante a semana, a escola recebeu 400 alunos desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio divididos em dois turnos. Os alunos que permaneceram em casa, assistiram as aulas de forma simultânea pela plataforma online Microsoft Teams.
Com a suspensão da cogestão no modelo do distanciamento controlado, o Estado do Rio Grande do Sul passou a ser regido pela bandeira preta. O decreto permite ensino presencial apenas para escolas de Ensino Infantil e turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. O restante dos anos escolares, assim como Ensino Superior, só podem funcionar de forma remota pela orientação do Governo do Estado.
A Direção do Colégio Santa Teresa de Jesus emitiu comunicado oficial informando que continuará as aulas presenciais para Ensino Infantil e turmas de 1º e 2º ano do Ensino Fundamental respeitando os protocolos conforme já realizado nessa semana.

Ensino Superior

A Universidade da Região da Campanha (URCAMP) informou em comunicado oficial que as aulas iniciaram de forma remota em 22 de fevereiro, com previsão de retorno da forma híbrida escalonada a partir de 29 de março.

 

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: