Dois exércitos, frente a frente, de armas em punho, sob um sol escaldante e um céu azul límpido. Alguns olhares firmes ao longe, outros fitados nos dois pavilhões, um verde amarelo que tremulava com a suavidade da brisa mansa que soprava. Outros, fixos na bandeira celeste e branca, honraria maior do pago oriental que ao som de um hino de guerra traz na memória os tempos passados de escaramuças e refregas. Assim foi marcada mais uma edição do já tradicional ato de Troca das Bandeiras do Parque Internacional que marca o aniversário deste símbolo de integração e paz entre os povos.
Autoridades brasileiras e uruguaias, lado a lado, cumprindo o rito de reafirmar a irmandade entre as duas nações, que no passado lutaram por este território e hoje se unem para combater um inimigo comum – a pandemia da covid-19. O ato dessa sexta-feira ocorreu em um dia histórico, pois desde o começo da pandemia esta é a primeira vez que o Estado do Rio Grande do Sul se encontra, por inteiro, em bandeira preta o que representa um enorme risco de contágio e disseminação da doença. A prefeita de Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco, destacou em entrevista ao Jornal A Plateia que neste momento é necessário todo o cuidado de parte da população e que o município irá acatar a decisão do Governo do Estado. No entanto, lamentou sua postura em ter adotado uma decisão unilateral, sem a consulta dos prefeitos de todas as regiões, quando resolveu cancelar a cogestão e colocar todo o Estado na mesma bandeira. Ana ainda disse que irá cumprir com todos os termos estabelecidos pelo Estado e no novo decreto municipal, bem como pediu, mais uma vez, a compreensão de toda a população para fazer a sua parte. A prefeita ainda destacou a importância do trabalho em conjunto das duas cidades no combate à pandemia por meio do plano binacional de contingência. “ Aproveitei essa oportunidade para falar com o Richard (Intendente de Rivera) sobre esse tema. Marcamos inclusive uma nova reunião do comitê para tratar essa questão. O trabalho em conjunto é fundamental para vencermos essa pandemia”, disse a prefeita.
Já o Intendente Departamental de Rivera, Richard Sander, disse estar esperançoso com a chegada das vacinas no Uruguai, pois elas serão importantes aliadas na luta contra a covid-19 no país, que vê o número de casos crescer perigosamente. O mandatário espera que nos próximos dias as doses do imunizante cheguem a Rivera e assim possa ser iniciada a vacinação do lado uruguaio.
Notícias do dia por Germano Rigotto
04-12 XP News Bom dia, 🟢 Mercados em alta às 5h45 de Brasília: S&P +0.22%, Dow Jones +0.32%, Nasdaq +0.53% e o índice europeu STOXX600 +0.21%. ‼️ NÃO ACALMA‼️ Os juros locais tiveram mau desempenho, como efeito do imbróglio sobre o pagamento das emendas parlamentares na tramitação do pacote de gastos. A taxa de 10 anos subiu 23 bps, enquanto