Durante uma live realizada nesta quinta-feira (25), o governador Eduardo Leite afirmou que, a partir deste sábado (27), todo o estado do Rio Grande do Sul estará sob a classificação de bandeira preta, a qual indica altíssimo risco de transmissão do Covid-19.
A nova rodada deve ser divulgada amanhã (26) e a medida tem validade até o próximo domingo (7). Vale destacar que o governo também anunciou a suspensão do modelo de cogestão, que dava mais autonomia aos prefeitos gaúchos e permitia maior flexibilização em alguns pontos. Também é importante destacar que o regramento da bandeira preta, embora sejam próximas, não significam lockdown.
A decisão foi justificada pelo Governador como uma forma de unificar as formas de controlar e gerir a crise sanitária do Estado diante do agravamento dos indicadores, como a relação entre os leitos disponíveis na rede pública de saúde, que está em 0,23, abaixo da linha limite, fixada em 0,35. Um novo decreto municipal deve ser editado e publicado assim que o anúncio for oficializado pelo governo do Estado.
OPERAÇÃO TE CUIDA RS
Também foi anunciada durante a live do Governador a operação Te Cuida RS, onde as forças de segurança do Estado e municipais trabalharão seguindo um protocolo integrado de fiscalização e prevenção ao Coronavírus.
De acordo com a publicação, as ações serão preventivas e repressivas para coibir aglomerações e garantir o cumprimento das medidas de distanciamento controlado. Por parte do Estado, Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros, IGP e Detran participarão das ações. Já nos municípios, a fiscalização fica a cargo da Guarda Municipal, Agentes de Trânsito, Vigilância Sanitária e Fiscais da Saúde, Indústria e Comércio.
Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini