Após mais de 10 meses de atividades de fiscalização, chegou ao fim nesta semana a operação de controle da entrada de estrangeiros em território nacional realizada pelo Exército Brasileiro. A decisão foi tomada durante uma reunião na sede da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda. C. Mec.), em Bagé nesta quinta-feira (18).
De acordo com o Tenente Coronel Marco André, Comandante do 7° Regimento de Cavalaria Mecanizada (RC Mec), a decisão foi tomada pelo escalão superior, após uma análise da situação da pandemia na região.
“Essa missão foi encerrada, não posso dizer se é temporária ou permanente, somente que, neste momento, está congelada”, explicou.
Ao longo desse período, militares do 7° RC Mec e da 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) estiveram ininterruptamente atuando em um posto de controle junto às bases da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Receita Federal, às margens da BR-158 no acesso à Sant’Ana do Livramento como medida de enfretamento à pandemia de Covid-19. O intuito era impedir que estrangeiros ingressassem ao país, preservando assim uma portaria expedida pelo Executivo Federal ainda no começo de 2020.
Como saldo, o Tenente Coronel avalia a operação como positiva, pois as tropas tiveram a oportunidade de aprimorar técnicas de abordagem, bem como foi possível estreitar laços de cooperação com as demais forças e contribuir em diversas oportunidades em apreensão de criminosos e materiais ilícitos que ingressavam ou deixavam a região da Fronteira. “Acredito que essa avaliação é a melhor possível. […] Eu sei que o pessoal voltou pra cá com a certeza da missão cumprida. Esta missão encerrou, mas o apoio do Exército Brasileiro no combate à essa pandemia não encerrou”.
Antes de finalizar a sua fala, o Comandante do 7° RCMec também destacou que a unidade continua à disposição de toda a comunidade e estará pronta para auxiliar sempre que necessário.
Segundo a Polícia Federal (PF), o controle migratório deve acontecer no posto localizado no shopping Siñeriz. Continua em vigor uma portaria do Governo Federal restringindo a entrada de estrangeiros no país por terra e por água. A restrição vale para todas as nacionalidades, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ou seja, caso um estrangeiro acesse o Brasil por Livramento, mesmo sem fiscalização, estará entrando ilegalmente no país.
Atualmente existem apenas algumas exceções para que o acesso seja permitido no controle migratório da PF, são elas: os condutores de caminhões de carga; pessoas que tenham residência no Brasil ou que sejam casados com brasileiros.