qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Exército interrompe operação de controle na BR-158

Determinação foi expedida por comandante da 3ª Bda. C. Mec. durante reunião

Após mais de 10 meses de atividades de fiscalização, chegou ao fim nesta semana a operação de controle da entrada de estrangeiros em território nacional realizada pelo Exército Brasileiro. A decisão foi tomada durante uma reunião na sede da 3ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (3ª Bda. C. Mec.), em Bagé nesta quinta-feira (18).
De acordo com o Tenente Coronel Marco André, Comandante do 7° Regimento de Cavalaria Mecanizada (RC Mec), a decisão foi tomada pelo escalão superior, após uma análise da situação da pandemia na região.

“Essa missão foi encerrada, não posso dizer se é temporária ou permanente, somente que, neste momento, está congelada”, explicou.
Ao longo desse período, militares do 7° RC Mec e da 2ª Bateria de Artilharia Antiaérea (2ª Bia AAAe) estiveram ininterruptamente atuando em um posto de controle junto às bases da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Receita Federal, às margens da BR-158 no acesso à Sant’Ana do Livramento como medida de enfretamento à pandemia de Covid-19. O intuito era impedir que estrangeiros ingressassem ao país, preservando assim uma portaria expedida pelo Executivo Federal ainda no começo de 2020.

Como saldo, o Tenente Coronel avalia a operação como positiva, pois as tropas tiveram a oportunidade de aprimorar técnicas de abordagem, bem como foi possível estreitar laços de cooperação com as demais forças e contribuir em diversas oportunidades em apreensão de criminosos e materiais ilícitos que ingressavam ou deixavam a região da Fronteira. “Acredito que essa avaliação é a melhor possível. […] Eu sei que o pessoal voltou pra cá com a certeza da missão cumprida. Esta missão encerrou, mas o apoio do Exército Brasileiro no combate à essa pandemia não encerrou”.
Antes de finalizar a sua fala, o Comandante do 7° RCMec também destacou que a unidade continua à disposição de toda a comunidade e estará pronta para auxiliar sempre que necessário.
Segundo a Polícia Federal (PF), o controle migratório deve acontecer no posto localizado no shopping Siñeriz. Continua em vigor uma portaria do Governo Federal restringindo a entrada de estrangeiros no país por terra e por água. A restrição vale para todas as nacionalidades, conforme recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ou seja, caso um estrangeiro acesse o Brasil por Livramento, mesmo sem fiscalização, estará entrando ilegalmente no país.
Atualmente existem apenas algumas exceções para que o acesso seja permitido no controle migratório da PF, são elas: os condutores de caminhões de carga; pessoas que tenham residência no Brasil ou que sejam casados com brasileiros.

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025