Foi protocolado, recentemente, um anteprojeto de lei que propõe a instalação do modelo de escola Cívico Militar no Município. A aprovação do anteprojeto pode acontecer já nesta semana pela Prefeitura que deve transformá-lo em projeto de Lei a ser discutido na Câmara de Vereadores.
O Programa Estadual das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa da Secretaria Estadual da Educação em parceria com a Secretaria da Segurança Pública, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e os municípios. Apresenta o conceito de educação voltado para crianças e adolescentes com apoio de policiais militares.
O projeto tem objetivo de resgatar valores e colaborar com a segurança interna das escolas, pela presença física de militares em suas dependências. A instituição que aderir ao modelo contará com militares da reserva da Brigada Militar nas funções de monitoria, sem interferência no conteúdo curricular.
A proposta do anteprojeto é que uma das instituições existentes no município torne-se militar. Entre os educandários sugeridos pelos vereadores estão as Escolas João Souto Duarte, Saldanha Marinho e Professor Dias, mas a definição virá da Prefeitura Municipal, que ainda poderá ser discutida e aprovada em audiência pública.
O Programa teve início do ano letivo de 2020 e até 2023 a proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, sendo 54 por ano. Fonte https://www.gov.br/pt-br