A direção da Santa Casa de Misericórdia anunciou, na última quarta-feira (10), um protocolo que passou a ser adotado após 15% dos funcionários testarem positivo para Covid-19 no último mês. Segundo a diretora assistencial Cândida Peter, a medida adotada servirá para prevenir que novos casos sejam confirmados e que as alas de atendimento sejam fechadas como aconteceu durante o surto do vírus no hospital.
Um trabalho de rastreamento foi realizado durante a última semana para localizar a origem dos casos positivos de funcionários da instituição. A conclusão foi de que alguns casos positivos assintomáticos que deram entrada no Pronto Atendimento Médico (PAM) para tratamento de problemas não relacionado à Covid-19, como acidentes e outras situações, acarretaram na contaminação de funcionários. De cinco testes realizados em pacientes do PAM, três testaram positivos. Estes casos colocaram a direção do hospital em alerta.
A diretora assistencial explica como este novo protocolo será aplicado: “A partir do conhecimento de uma provável causa do surto interno de contaminação dos nossos funcionários, conversamos com os profissionais da Vigilância Epidemiológica e demos início a um novo tipo de protocolo. Todos os pacientes que derem entrada no Pronto Atendimento serão testados, com sintomas ou não. A amostra coletada é enviada, no atual momento, ao Laboratório Central do Estado (Lacen) e o resultado chega em aproximadamente 72 horas. Com esse teste, os casos assintomáticos serão informados aos pacientes e, se necessário, tratados imediatamente”, conta Cândida Peter.
A Santa Casa alerta também que os casos assintomáticos podem estar presentes em qualquer lugar da cidade, visto que a transmissão já se tornou comunitária. “O município já está vacinando alguns grupos mas neste momento a prevenção ainda é o melhor remédio para o combate a este vírus”, finaliza Cândida.