No último dia 29 de janeiro de 2021 chegou ao fim o ano letivo de 2020 da rede pública estadual de educação. Já o próximo ano letivo deve ter início a partir de 8 de março, mas antes, férias coletivas e escolas fechadas durante todo o mês de fevereiro. “A gente pede a compreensão de toda a comunidade, porque como 2020 foi um ano muito cansativo e diferente, para todas as pessoas e não somente para a área da educação, então esse período de férias, de descanso, ele é, com certeza, necessário para as nossas escolas, alunos, professores e equipe”, explicou Ana Alice Campagnaro, Coordenadora da 19ª Coordenadoria Regional de Educação.
Quanto ao retorno das aulas, Ana Alice disse que tudo vai depender do regramento de cada município. “O retorno será provavelmente ainda com o ensino híbrido, talvez ele seja somente remoto ou ainda há possibilidade de algum retorno presencial escalonado, gradual, dependendo também do posicionamento dos prefeitos”. A Coordenadora ainda acrescentou: “Precisa toda uma avaliação do município de sua questão sanitária e de saúde também”.
A rede já disponibilizou um primeiro período para as rematrículas, que correu entre 21 de dezembro e 29 de janeiro, destinado aos alunos que já estavam matriculados e para aqueles que gostariam de mudar de escola. Agora, quem deseja realizar matrículas ou rematrículas deve aguardar até o dia 3 de março.
De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado, entre os dias 3 e 5 de março, preferencialmente deverão procurar a 19ª ou a escola desejada os pais ou responsáveis de alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do 1° ao 5° ano. Já de 3 a 10, os pais ou responsáveis dos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, de 6° a 9° ano. De 3 a 12 de março, os pais ou responsáveis por alunos do Ensino Médio e Técnico.
Vale destacar que no período de 8 a 22 de fevereiro a 19ª Coordenadoria estará trabalhando apenas em expediente interno e o atendimento ao público deve ocorrer através dos endereços de e-mail: [email protected] e [email protected].