sáb, 4 de janeiro de 2025

Variedades Digital | 27 e 28.12.24

Livramento de volta para a bandeira vermelha do distanciamento controlado

O mapa preliminar do modelo de Distanciamento Controlado, divulgado nesta sexta-feira (12/02), traz 16 regiões em bandeira vermelha e apenas cinco em laranja (Bagé, Caxias do Sul, Ijuí, Pelotas e Santa Rosa). Resultado que reflete o alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e a velocidade de propagação do vírus no estado. Na véspera do Carnaval, o governo do Estado também fez alertas específicos sobre cuidados e o estágio da doença no Rio Grande do Sul.

Veja a classificação prévia da 41ª rodada em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br

Entre os indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia, chamam a atenção a forte elevação no número de confirmados em leitos clínicos (+23%), o aumento nos registros de hospitalização (+32%) e também no número de óbitos (+16%). As internações em UTI se mantiveram estáveis (+1%).

Na 41º semana do modelo de Distanciamento Controlado, houve leve aumento no número total de leitos de UTI ocupados. Considerando a estabilidade no total de leitos e também dos confirmados com Covid-19 em UTI, a razão de leitos livres para cada ocupado por Covid-19 reduziu para 0,79 no Estado.

Aglomerações seguem proibidas

Com o feriado de Carnaval, o Gabinete de Crise chama a atenção para que os gaúchos sigam respeitando os protocolos, principalmente quanto à higienização constante das mãos, evitar aglomerações e o uso obrigatório de máscara em todas as bandeiras. “A segurança pública do Estado, em conjunto com os municípios, está pronta para agir de maneira preventiva, evitando aglomerações e festas clandestinas. Mas precisamos que a sociedade gaúcha contribua e siga tomando todos os cuidados necessários”, frisou o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

Importante lembrar que as festas de Carnaval estão proibidas, por não atenderem aos protocolos mínimos de segurança sanitária. A estratégia adotada no modelo de Distanciamento Controlado utiliza-se de evidências científicas e análise de dados para definir níveis de riscos (traduzidos em bandeiras) e aplicar restrições na proporção, momento e local em que forem necessárias, com protocolos para cada atividade econômica conforme a região. Confira aqui os protocolos específicos para cada bandeira.

Uruguaiana

A Região de Uruguaiana apresentou aumento de 50% no número de registros de internações por Covid-19 (passando de 18 para 27 registros). E, apesar da queda de 38% no número de óbitos, o efeito do aumento de 12% nos internados em UTI na macrorregião Centro-Oeste fez com que o indicador de projeção de óbitos se mantivesse em bandeira preta, mesmo que tenha reduzido o valor de 5,26 para 5,02.

O número de internados por Covid-19 em leitos clínicos também registrou aumento, passando de 66 para 109 (65%). Além disso, passou a apresentar 0,72 leito livre para cada ocupado por Covid-19, o que acarretaria também a aplicação da salvaguarda de bandeira vermelha.

Rodrigo Lorenzoni destina emenda de R$ 200 mil para Guaíba

Com o compromisso contínuo de fomentar o desenvolvimento local e melhorar a qualidade de vida nas comunidades, o deputado estadual Rodrigo Lorenzoni anunciou, durante reunião na Prefeitura, realizada nesta quinta-feira (03), a destinação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 200 mil para a cidade de Guaíba. Este recurso será direcionado para aprimorar a infraestrutura de saúde do município.