A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) retornou às atividades no dia 1º de fevereiro na modalidade Ensino Remoto Emergencial. Para isso, a Pró-Reitoria de Graduação informou os acadêmicos sobre os principais pontos que devem ser levados em consideração pelos estudantes no início do semestre.
Para Rafael Schmidt, diretor do campus de Livramento, o ano será desafiador e os alunos deverão estar preparados: “A principal expectativa é de que a situação da pandemia seja controlada para que possamos retornar às atividades presenciais. Desde o segundo semestre tivemos o ensino remoto e continuaremos até que seja avaliado como possível o retorno das aulas presenciais. A nossa expectativa para este ano também é o quesito investimento. Outro objetivo para este ano é de continuar mantendo a nossa integração e parceria com o lado uruguaio da fronteira, buscando parcerias que sejam benéficas para a região”, destaca.
A Unipampa reafirma seu compromisso com os alunos através de uma nota, destacando que quando houver a possibilidade de retorno às atividades presenciais, a comunidade acadêmica será comunicada com bastante antecedência, observando todos os protocolos de segurança. De acordo com o reitor da Unipampa, Roberlaine Ribeiro Jorge, isso só deve acontecer quando for garantida a plena segurança dos estudantes, professores, técnicos e terceirizados que fazem parte da Universidade. Como preparação prévia para este retorno, por exigência do Governo do Estado do RS e sob orientação do Comitê Institucional de Monitoramento, cada campus da Unipampa criou o seu COE-E Local (Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação), responsável pela elaboração de um Plano de Contingência a ser apreciado pelo Governo Estadual, cuja aprovação é condição para o funcionamento de atividades presenciais em qualquer uma das dez unidades. Desde 18 de março de 2020 apenas as atividades consideradas essenciais vêm acontecendo de forma presencial.
Dois homicídios em pouco mais de 24h na Fronteira da Paz
Desta vez o crime aconteceu na cidade de Rivera/UY, nesta quarta-feira (25), feriado natalino