qui, 26 de dezembro de 2024

Variedades Digital | 21 e 22.12.24

Fiscalização será ampliada após denúncias de ônibus de turismo acima da capacidade de pessoas

Faltando menos de 60 dias para completar um ano do primeiro caso confirmado de Covid-19 em Livramento, a fiscalização da Defesa Civil ainda é surpreendida com pessoas que tentam burlar as determinações contidas nos decretos municipais. Essas infrações são constatadas através denúncias e não acontecem somente por parte dos residentes na cidade. No fim de semana passada, após uma denúncia anônima, um ônibus com placas de Santa Catarina foi autuado em aproximadamente R$ 2,500 por estar com a capacidade de passageiros acima do permitido no decreto vigente. A fiscalização constatou que os responsáveis estavam cientes que estavam em inconformidade com o decreto, pois flagrou o ônibus parado no acostamento da BR-158, em frente ao Cerro de Palomas, acionando veículos de aplicativos e táxis para buscar os passageiros que estavam ultrapassando a capacidade permitida para que, ao ser vistoriado no porto de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal, não extrapolasse o limite que, atualmente, é de 30% dos assentos e entrasse no perímetro urbano de Livramento.
O veículo foi escoltado pelos fiscais e agentes de trânsito até o posto da PRF onde as medidas cabíveis foram tomadas. Para Luan Moreira, responsável pela Fiscalização, essa ação serviu de exemplo, pois já havia conhecimento de situações como essa, porém por alguns fatores não haviam sido flagradas até então: “Nós, da fiscalização, já havíamos recebidos algumas informações desse tipo de prática realizada pelas empresas que fazem o transporte de turistas. Felizmente, conseguimos chegar no exato momento em que essa baldeação acontecia. O condutor do veículo afirmou que estava errado e não ofereceu nenhum tipo de resistência na autuação. Ele ainda se mostrou bastante solícito e informou que tinha conhecimento de outras empresas que se utilizavam deste procedimento para burlar a fiscalização. Se houver uma nova infração deste tipo por parte desta mesma empresa, a multa será agravada pela reincidência e o valor será de aproximadamente R$ 7 mil”, conta.
A fiscalização também ressaltou que estão atuando no espaço destinado aos turistas, na avenida Almirante Tamandaré, próximo ao Departamento de Água e Esgoto (DAE), com o objetivo de evitar aglomerações e exigir o uso da máscara facial, que é de uso obrigatório. A não utilização acarreta em multa para o infrator.

Homem é preso por tentativa de feminicídio

Um homem de 34 anos foi preso na segunda-feira, 23 de dezembro, por tentativa de feminicídio contra a ex-companheira. A Polícia Civil, por meio dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após representação da autoridade policial, cumpriu a prisão preventiva. O crime ocorreu no dia 19/12, no bairro Prado. A vítima já havia registrado outras ocorrências e possuía medidas

Idosa é conduzida para a DPPA após denúncia de maus tratos

Na tarde desta segunda-feira, 23 de dezembro, a Polícia Civil, através dos agentes da DP de Sant’Ana do Livramento, após denúncia de maus tratos envolvendo um cão, dirigiu-se a uma residência na Vila Kenedy, onde foi constatado que o animal estava sedento, desnutrido e em local sem limpeza adequada. A proprietária do animal, pessoa idosa, alimentou o animal e comprometeu-se