sex, 4 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Casos da Covid-19 aumentam 82% e óbitos crescem 100% em janeiro

Imagem Ilustrativa. Foto: Marcelo Pinto/AP

O crescimento do caos diário, casos confirmados de coronavírus em Livramento, desde o fim do ano passado, ligou o sinal de alerta às autoridades competentes. O número confirmado teve um salto considerável e, em janeiro, foram os números de óbitos que assustaram os santanenses. O primeiro boletim divulgado no ano de 2021 foi no dia 2 de janeiro e contava com 1.803 casos confirmados desde o início da pandemia, já no dia 1º de fevereiro este número era de 3.286 pessoas, um crescimento de 82% em apenas um mês.
O boletim informa também o número de óbitos, onde no primeiro dia útil de janeiro eram 15 vítimas fatais e no 1º de fevereiro houve um salto para 30 mortes, um aumento de 100%. No mês de janeiro a Santa Casa sofreu risco de colapso, pois estava com a ala Covid totalmente ocupada, fazendo com que o executivo municipal solicitasse transferência de pacientes. Ao menos três pessoas foram receber tratamento em hospitais da região.
Contudo, o valor de óbitos, comparado com o número de casos confirmados desde o início da pandemia, é de apenas 0,9%. Um valor baixo conforme a Secretária de Saúde Caroline Alves, o cuidado é a principal forma de manter os números estáveis e evitar que os casos aumentem: “As vacinas estão aí, mas infelizmente a quantidade ainda não é a suficiente para vacinarmos toda a população. O município já vacinou 1.392 e estamos recém na primeira fase, ainda falta bastante para conseguirmos imunizar todos os santanenses. Então a prevenção ainda é o melhor remédio”, destaca.
A primeira fase da vacinação ainda não encerrou em livramento, o município recebeu 2.508 doses de vacinas e até o momento havia aplicado 1.434, ou seja, foram utilizadas 57% das vacinas disponíveis. Destas aplicações, 1.274 foram de profissionais da área da saúde e 160 para idosos moradores de lares de longa permanência e funcionários. Estes dados foram coletados no site do Governo do RS na sexta-feira (5).

PROERD completa 25 anos em Sant’Ana do Livramento

Nesta quinta-feira (4), o Tenente-Coronel da Brigada Militar de Sant’Ana do Livramento, Aníbal Menezes da Silveira, e o instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Luís Eduardo Couto Pereira, participaram do Conversa de Fim de Tarde, da rádio RCC, para falar sobre os 25 anos do programa no município. Criado para atuar na prevenção ao

Nota oficial

Lamentamos a negativa do ministro do STF, Cristiano Zanin, em negar seguimento para o nosso Habeas Corpus coletivo em favor dos presos do 8 de janeiro, naqueles casos previstos em lei para a substituição humanitária do encarceramento na penitenciária, passando para o regime de prisão domiciliar. No fundo, havia um fio de esperança de que o ministro sorteado para analisar