O crescimento do caos diário, casos confirmados de coronavírus em Livramento, desde o fim do ano passado, ligou o sinal de alerta às autoridades competentes. O número confirmado teve um salto considerável e, em janeiro, foram os números de óbitos que assustaram os santanenses. O primeiro boletim divulgado no ano de 2021 foi no dia 2 de janeiro e contava com 1.803 casos confirmados desde o início da pandemia, já no dia 1º de fevereiro este número era de 3.286 pessoas, um crescimento de 82% em apenas um mês.
O boletim informa também o número de óbitos, onde no primeiro dia útil de janeiro eram 15 vítimas fatais e no 1º de fevereiro houve um salto para 30 mortes, um aumento de 100%. No mês de janeiro a Santa Casa sofreu risco de colapso, pois estava com a ala Covid totalmente ocupada, fazendo com que o executivo municipal solicitasse transferência de pacientes. Ao menos três pessoas foram receber tratamento em hospitais da região.
Contudo, o valor de óbitos, comparado com o número de casos confirmados desde o início da pandemia, é de apenas 0,9%. Um valor baixo conforme a Secretária de Saúde Caroline Alves, o cuidado é a principal forma de manter os números estáveis e evitar que os casos aumentem: “As vacinas estão aí, mas infelizmente a quantidade ainda não é a suficiente para vacinarmos toda a população. O município já vacinou 1.392 e estamos recém na primeira fase, ainda falta bastante para conseguirmos imunizar todos os santanenses. Então a prevenção ainda é o melhor remédio”, destaca.
A primeira fase da vacinação ainda não encerrou em livramento, o município recebeu 2.508 doses de vacinas e até o momento havia aplicado 1.434, ou seja, foram utilizadas 57% das vacinas disponíveis. Destas aplicações, 1.274 foram de profissionais da área da saúde e 160 para idosos moradores de lares de longa permanência e funcionários. Estes dados foram coletados no site do Governo do RS na sexta-feira (5).
Dois homicídios em pouco mais de 24h na Fronteira da Paz
Desta vez o crime aconteceu na cidade de Rivera/UY, nesta quarta-feira (25), feriado natalino