Produtores de leite do município estão preocupados com as condições de algumas estradas rurais do município que sofreram sérios danos com o excesso de chuva que castigou o município nos últimos 15 dias do mês de janeiro. Com volumes que chegaram a quase 200mm em algumas localidades algumas dessas regiões como Cerro da Cruz, Cerro dos Munhoz e demais assentamentos que fazem parte da rota do leite no município ficaram prejudicados.
Com isso, a Cooperativa dos Assentados da Fronteira Oeste, (Coperforte) divulgou uma nota nesta semana para pedir uma atenção especial do poder público em relação a trafegabilidade das estradas rurais do município que devido aos altos volumes de chuva registrados no mês de janeiro no município acabaram deixando alguns trechos intransitáveis, dificultando o escoamento da produção de leite.
A cooperativa vem fazendo todo possível para manter as rotas de recolhimento de leite, com custo elevado de manutenção de veículos que passa de R$100.000,00 no mês e apesar de todo investimento financeiro não estamos conseguindo fazer a manutenção a tempo de fazer as rotas, pois todo dia chega caminhão estragado por causa da situação das entradas. A cooperativa e sua direção nunca fugiu da sua responsabilidade e está à disposição dos associados para juntos reivindicarem seus direitos aos órgãos competentes do município.
Conforme entrevista do secretário de Agricultura, Roberto Braz, o Departamento de Estradas Rurais do Município vem trabalhando com quatro frentes para tentar, de forma emergencial, resolver alguns desses problemas de trafegabilidade. Segundo o secretário, a prefeita inclusive recebeu uma comissão da Coperforte para tratar sobre o tema e desde o encontro várias ações já foram tomadas. “Após esse episódio de chuva, nós montamos essa equipe para fazer reparos ali na região do Banhado Grande que fica localizada entre Florentina e Coxilha de Santo Inácio que, em função do excesso de chuva, acabou rompendo um pedaço da estrada e impossibilitando o trânsito. Esta equipe fez o reparo na estrada, o que possibilitou a retomada da trafegabilidade na região porque as pessoas estão ilhadas no local. Agora nós deslocamos esta equipe para o Cerro da Cruz fazendo os reparos necessários na rota de escoamento do leite. Inclusive, nós estamos com o maquinário há quase duas semanas trabalhando naquela área. Na próxima semana, uma equipe será deslocada para a região da Madureira e Cerrito para reparar as estradas por conta do início da colheita do arroz! ”
Paratleta da APAE Bruno Carossio recebe honraria do Comitê Brasileiro Paralímpico
Neste sábado 23 de novembro, Bruno Armando Lamp Carossio, paratleta santanense da APAE, recebeu na capital dos gaúchos, a honraria “Mizael Conrado” ofertada pelo Comitê Brasileiro Paralímpico como destaque em 2024. A cerimônia foi realizada no Clube do Professor Gaúcho em Porto Alegre, Avenida Guaíba, nº 12060, bairro Ipanema – Porto Alegre, às 20h. O paratleta esteve acompanhado da professora