A esperança de uma vacina ou medicamento que fosse eficaz contra o vírus que fez o mundo alterar suas atitudes nos últimos meses, chegou em Livramento na última quarta-feira (20). No início da semana, a Anvisa autorizou o uso emergencial da CoronaVac no país. Rapidamente a primeira dose de vacina contra a Covid-19 foi aplicada no Brasil ainda no domingo (17). A primeira pessoa vacinada no país é a enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, com perfil de alto risco para complicações da Covid-19.
Após o conhecimento da autorização do uso da vacina, o governador Eduardo Leite, foi até São Paulo para receber as doses do imunizante destinada ao Estado. O governador embarcou na segunda-feira (18), para São Paulo, acompanhar o processo de entrega e carregamento de 341,8 mil doses para os gaúchos. Os cinco primeiros gaúchos que receberam as primeiras doses da vacina foram escolhidos para representar cada um dos grupos que são os alvos nesta primeira etapa. Às 23h45min da segunda-feira ocorreu a vacinação de Eloina Gonçalves, de 99 anos, representando os moradores dos Lares de Longa Permanência; Jorge Amilton Hoher, de 68 anos, médico chefe da Santa Casa de Porto Alegre; Carla Ribeiro, de 32 anos, representando os indígenas; Joelma Kazimirski, de 48 anos, Auxiliar de Higienização do Hospital Conceição de Porto Alegre e Aline Marques, de 40 anos, Técnica de Enfermagem do CTI Covid do Hospital de Clínicas de POA, essas pessoas se tornaram o marco inicial da imunização do Estado.
Poucas horas após a vacinação simbólica, já na terça-feira (19), a Secretaria de Saúde do Estado iniciou o esquema de logística para repassar a todas as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). Aproximadamente 12 horas depois da vacina ter chegado no Estado, já estavam com as coordenadorias sendo repassadas aos municípios. A 10ª CRS, a qual Livramento responde, recebeu o primeiro lote com 4 mil unidades. O lote saiu de Porto Alegre às 12h45min e chegou em Alegrete, município sede da 10ª CRS, às 16h50min. Por lá, representantes da maioria dos municípios aguardavam ansiosos para realizar a retirada da carga e retornar para a sua cidade de origem. Livramento recebeu 804 doses, das quais: 166 foram destinadas a Instituições de Longa Permanência, com vacinas para idosos e funcionários e 638 para profissionais da área da saúde, especialmente da linha de frente no combate ao vírus.
Após a retirada das doses, a secretária de Saúde, Caroline Alves Gomes, se mostrou emocionada em estar participando deste momento histórico. A equipe da Secretaria de Saúde do Município foi escoltada pela Polícia Rodoviária Federal para evitar qualquer tipo de sinistro no trajeto. Os veículos saíram de Alegrete às 17h35min, com a previsão de chegada às 20h. Somou-se a prefeita Ana Tarouco, que estava em outro compromisso e aguardou a equipe da Saúde em um Posto de Combustíveis, em Rosário do Sul. Após a passagem do posto de fiscalização da PRF, algumas pessoas aguardavam a passagem do comboio, e fizeram alguns registros. Os veículos foram até a sede da Vigilância Epidemiológica, onde foram armazenadas.
Passando 12 horas desde a chegada das vacinas, uma aplicação simbólica foi realizada no Salão Nobre do Palácio Moysés Vianna, onde quatro profissionais da linha de frente receberam a primeira dose do imunizante, sendo os primeiros munícipes a serem vacinados: Alessandra Tatsch da Rosa, Tábata Maiandra da Silva Osório, Juliana Magalhães Gonzalez e Cristiano da Silva Maciel foram os profissionais da Saúde. Vitor Motta, de 102 anos e Jandira Betancurt, de 100 foram os primeiros idosos dos Lares de Longa Permanência a serem imunizados.
O Governo do Estado destacou que o objetivo é vacinar neste primeiro momento: 34% dos trabalhadores da saúde; 100% das pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência; 100% das pessoas a partir de 18 anos com deficiência, residentes em residências inclusivas e 100% da população indígena vivendo em terras indígenas.
Felipe Torres é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Sant’Ana do Livramento por unanimidade
Thomaz Guilherme será o vice-presidente