A OMNI Concursos, empresa responsável pelo concurso público para a Prefeitura de Sant’Ana do Livramento, publicou na última terça-feira (20) o gabarito oficial das provas e a lista com os resultados preliminares das classificações dos candidatos. Com exceção dos que realizaram a prova pretendendo às vagas para os anos iniciais, os concurseiros puderam verificar em qual posição ficaram ranqueados após a avaliação das provas objetivas e das provas de títulos.
Entretanto, Giovana*, nome fictício de uma candidata que preferiu não se identificar, teve uma grande surpresa ao conferir as listas. “Eu fiquei sabendo da minha aprovação por uma amiga que me passou a informação. Ela me mandou foto da lista com o meu nome circulado”, explicou. O que deveria ser uma boa notícia, virou preocupação. Isto porque Giovana não fez nenhuma das provas para as quais se inscreveu. “Eu me inscrevi para duas áreas diferentes e aí eu testei positivo para Covid-19 e, no dia das provas, eu estava em período de isolamento e não fui fazer as provas. Seria uma de manhã e a outra de tarde”.
A candidata disse ainda que seu nome constava entre os aprovados, mesmo sem ter nenhuma pontuação registrada. Quanto às suas expectativas para o desfecho deste imbróglio criado entorno do certame, Giovana diz que espera por correções. “Pra que se resolva de uma forma legal e que ninguém seja prejudicado ou até que ele seja cancelado, porque ele deixa dúvidas no processo de classificação”, pontuou.
A Reportagem do jornal A Plateia entrou em contato com a Secretária de Educação do município, Sandra Pontes, para saber a sua posição sobre o caso. Por sua vez, Sandra informou que esteve reunida na manhã desta sexta-feira (22) com a procuradoria do município e com a comissão responsável pelo concurso e em breve tornará público o seu veredito. “Segunda-feira Sant’Ana do Livramento vai estar a par da decisão que eu tomei. […] Pelos prazos, pela data e para a transição desse momento, pelos prazos, só pode ser segunda-feira para Livramento ficar sabendo. O que que vai acontecer segunda-feira? A partir do momento em que esse documento chegar no órgão competente que tem que chegar, eu vou fazer uma coletiva”, finalizou a secretária.
A Reportagem também procurou um dos responsáveis pela OMNI Concursos, Pedro Fernandes, para conhecer a versão da empresa sobre os fatos, mas o empresário não atendeu, tampouco retornou as ligações.
SUSPENSÃO
Ainda na sexta-feira (22), o Executivo Municipal publicou nota falando sobre a reunião mencionada pela Secretária e comunicando que, na segunda-feira (25), deverá ser publicado um decreto que suspenderá de forma temporária o concurso, de modo que uma análise detalhada do processo possa ser feita. Frente à essa possibilidade, Giovana se mostrou otimista e disse que espera que a resolução surja de maneira séria, para que ninguém seja prejudicado.