qui, 21 de novembro de 2024

Variedades Digital | 16 e 17.11.24

Truques para driblar o caos mental

Gilberto Jasper
Jornalista / [email protected]

Sinto falta dos abraços, dos amigos em torno da churrasqueira, dos almoços bagunçados com os colegas de trabalho, de jogar conversa fora na padaria, no supermercado e em qualquer lugar onde haja pessoas. Costumo dizer que sou “movido à gente”. O silêncio e a solidão me causam angústia.
Nestes 10 meses de confinamento é do contato humano que mais sinto falta. Longe de negar a pandemia, busco o equilíbrio entre os cuidados e a imposição das tarefas como fazer compras e passear com o cachorro. Entrar em pânico é renunciar à lucidez. Medo? Sim, porque preserva a vida, nos mantêm vivos.
Em contrapartida a tantas polêmicas que transformaram os usuários das redes sociais em gladiadores costumo perguntar aos amigos, em tom de brincadeira: “Tu achas que o ano passou rápido ou muito devagar?”. As respostas são as mais variadas. Vão desde aqueles que dizem: “Quando vi… já era Natal!”. Também há aqueles que garantem: ”Masbá… parece que foram dois ou três anos!”.
Manter a sanidade neste tsunami de más notícias e imagens chocantes repetidas à exaustão pelos noticiários. Li, há pouco, algumas dicas básicas do tipo “Como cuidar da saúde mental”. Em resumo são:
1) Faça atividade física regularmente; 2) Cuide de sua alimentação; 3) Tenha boa qualidade de sono; 4) Proporcione-se momento de lazer; 5) Faça uma pequena pausa ou pequenas pausas no dia para prestar atenção em sua respiração ou silenciar a mente; 6) Viva aqui e o agora!; 7) tenha um hábito, atividade que envolve prazer, momentos de descontração e satisfação pessoal; 8) Busque ter fé, independentemente de crença ou religião; 9) Doe seu tempo, mesmo que online, participando de algum voluntariado; 10) Socialize! É importante manter contato com as pessoas, mesmo que seja pela internet.
São pequenos truques que, se não asseguram a felicidade eterna, ajudam a enfrentar a rotina desafiadora que se impôs há quase um ano, mudando completamente o “normal” de todos nós.
Estamos alterados em todos os sentidos: tempo, espaço, laços familiares, trabalho, sobre o que somos, o que fomos e o que seremos. O home office parecia a solução ideal, mas implodiu a paz doméstica. A rotina de casa foi atropelada pelas demandas do trabalho. Parece que estar 100% online significa estar 100% disponível. Se não soubermos administrar o nosso tempo, o caos mental será ainda maior.

Notícias do dia por Germano Rigotto

🇧🇷RESUMO-002☀️☀️☀️ ✅ NOTÍCIAS DO DIA – ANO 9 n° 2923 Dia 20 de Novembro de 2024, Quarta-Feira   DATAS COMEMORATIVAS Dia da Industrialização da África Dia do Auditor Interno Dia do Biomédico Dia do Técnico em Contabilidade Dia Nacional da Consciência Negra Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) Dia Universal da Criança   TEMPERATURA E INDICADORES FINANCEIROS ⛅

Zucco aciona Comissão de Ética Pública da Presidência da República contra Janja e Paulo Teixeira

Deputado quer que governo analise e aplique as devidas sanções sobre xingamento de primeira-dama contra Elon Musk e manifestação de ministro apoiando a declaração O deputado federal Zucco (PL-RS) protocolou, nesta terça-feira (19), requerimento na Comissão de Ética Pública (CEP) da Presidência da República, para que o órgão analise a conduta da primeira-dama Rosângela Lula da Silva e do ministro