Passados onze meses desde a confirmação do primeiro caso oficial de Covid-19 em Sant´Ana do Livramento, uma luz começa a ser visível no fim do túnel fronteiriço. Uma reunião entre os dois principais líderes dos governos locais, a Prefeita de Sant´Ana do Livramento, Ana Tarouco, e o Intendente de Rivera, Richard Sander, marcou um passo importante no combate à Pandemia. Durante cerca de duas horas, Intendente e Prefeita estiveram reunidos no Palácio Moisés Viana, sede do governo santanenses, na manhã da última quinta-feira.
Na pauta, uma possível campanha de vacinação compartilhada, o que poderia se tornar um atalho importante, já que as distâncias das duas principais e mais próximas capitais, Porto Alegre e Montevidéu, é um fator que precisa ser levado em consideração. Mesmo diante do anúncio do governo brasileiro de que a vacinação já tem o seu chamado dia “D” e hora “H” para acontecer, 20 de janeiro, os esforços fronteiriços não deverão parar apenas na reunião já realizada. Logo após o encontro, os dois gestores concederam uma entrevista coletiva à imprensa e falaram sobre as hipóteses que foram elencadas e que serão sugeridas a instâncias superiores como estratégia e possibilidades.
De acordo com a Prefeita Ana Tarouco, ainda durante a reunião, foi feita uma vídeo-chamada para o Deputado Frederico Antunes, líder do governo gaúcho na Assembleia Legislativa para, por intermédio deste, acionar o Senado e levar a proposta até o Itamaraty. “Nessa reunião buscamos a possibilidade de viabilizar uma vacinação conjunta levando em consideração o anúncio já feito pelo governo uruguaio de que a cidade de Rivera receberá uma atenção, um olhar especial. Tratamos aqui do assunto do momento, obviamente, ou seja, a vacinação. Temos todo o interesse neste assunto porque reconhecemos o fluxo real de pessoas entre as duas cidades e isso precisa, sim, ser considerado”, destacou Ana.
A Prefeita de Sant´Ana do Livramento disse que o anúncio soou como um alento para o lado brasileiro da Fronteira. “Vamos ter uma reunião na próxima semana, com a Secretaria de Saúde do Estado, e vamos já levar essa demanda porque será preciso promover a mudança no protocolo assinado anteriormente e possibilitar assim uma parceria para uma aquisição e vacinação”, afirmou. Questionada sobre o custo e quantidade, Ana Tarouco disse que isso dependerá do protocolo onde a ordem poderá ser definida. “Isso demanda uma questão orçamentária e um acerto da parceria para que possa ser definido”, explicou. Sobre a presença constante de visitantes para o turismo de compras em Rivera e que acessam a cidade vizinha através de Sant´Ana do Livramento, o vice-prefeito Evandro Gutebier, disse que nesse quesito não há possibilidade de barramento de turistas por um impeditivo legal. Sobre como e qual seria a contrapartida à Intendência de Rivera, Ana Tarouco disse que a ideia é que os uruguaios entrem com o recurso e os brasileiros com a vacina. “Não temos datas, não temos calendário, tampouco temos o nome de qual vacina. Sei que nós, uruguaios, não temos produção e podemos entrar com os recursos e adquirir juntamente com Livramento. A ideia é seguir trabalhando e lançar nos próximos dias uma campanha em conjunto. Viemos para esta reunião para seguir avançando nessas tratativas com compromisso de seguirmos trabalhando juntos”, frisou Richard Sander. O Intendente riverense disse que esse era o pontapé que faltava para que essas informações sejam repassadas com pedidos formais ao governo do Uruguai.
Dois homicídios em pouco mais de 24h na Fronteira da Paz
Desta vez o crime aconteceu na cidade de Rivera/UY, nesta quarta-feira (25), feriado natalino