qua, 2 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

No verão, além do covid-19, o cuidado com o mosquito da dengue deve ser redobrado

A pandemia causada pelo novo coronavírus desafia a Saúde no Brasil com aumento exponencial do número de casos e, consequentemente, de mortes, além de ser uma doença desconhecida e sem vacina ou tratamento medicamentoso com eficácia comprovada. Essa não é a única preocupação. O país também enfrenta cada vez mais casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.
Em março de 2020 foi registrado o primeiro caso de dengue na cidade, os alertas já haviam sido divulgados de que o mosquito estava presente, em abundância, no município e que somente faltava um vetor infectado para o surto de casos. Felizmente isso não se confirmou, mas é necessário atenção neste verão para evitar que sejam confirmados novos casos de dengue em meio a uma pandemia de Covid-19.
Esse é o principal período de atenção, mas o cuidado com a dengue e as outras doenças transmitidas pelo aegypti deve ser durante o ano todo. A preocupação, nesta época, também é maior devido ao enfrentamento da covid-19, que apresenta sintomas semelhantes. Westin ressalta que a principal diferença são os sintomas respiratórios.

Conheça o mosquito e previna-se

O mosquito Aedes aegypti é um dos principais transmissores dessas arboviroses. Diferentemente dos pernilongos, ele tem hábitos diurnos, ou seja, a probabilidade de ser picado pelo inseto durante o dia é maior, mas não é restrita, já que ele se adapta facilmente.
Além disso, para prevenir a proliferação do mosquito e, consequentemente, dessas doenças, é indicado usar roupas compridas ou repelente, caso a vestimenta deixe áreas do corpo à mostra, e utilizar telas em janelas e portas, mosquiteiros e/ou outras barreiras disponíveis. Outro modo de se proteger é com a informação. Por isso, é necessário cuidado com as fake news.

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025

📌 Café do Instituto Unimed/RS

Participe do Café do Instituto Unimed/RS. O evento contará com Vitelio Brustolin, pesquisador de Harvard e professor de Relações Internacionais da UFF. Colaborador para análises geopolíticas na CNN, Globo, Record e outros. Não perca! 📆 Dia: 24 de abril. ⏰ Horário: 19h. 📍 Local: Casa da Memória Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre. 🔗 Formato: presencial 📧 Inscrição via link: