O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terá sua edição 2020 aplicada nos dois próximos domingos, 17 e 24. O exame acontece em meio a dificuldades provocadas pela pandemia. Os estudantes tiveram, nos últimos meses, incertezas sobre a aplicação ou não das provas. Após um ano escolar desafiador, marcado pela suspensão das aulas presenciais e adaptação ao ensino remoto.
Com a definição da manutenção da data do exame, a versão impressa do Enem será aplicada nos próximos dois domingos, dias 17 e 24 de janeiro. Neste ano, também será a primeira vez que os participantes poderão fazer as provas em formato digital que, por sua vez, serão realizadas nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
A santanense Izadora Borges destacou que a incerteza da realização das provas foi o ponto crucial durante o período de estudo: “Realizar a prova do Enem já gerava grande expectativa em edições passadas em relação à aprovação. Este ano a expectativa aumenta por conta do cenário em que vivemos. Já no início da preparação para a prova foi necessário que nós, participantes, nos adaptássemos as aulas EAD, uma plataforma totalmente nova para muitos alunos e professores, a falta da convivência com os mesmos, muitas vezes trouxe desânimo, assistir aulas em casa, por vezes, gerou distrações que em aulas presenciais não teríamos. Estamos inseguros em realizar a prova em meio à pandemia, ficar muitas horas dentro de uma sala com os demais participantes causa preocupação”, conta.
Os estudantes se manifestaram nas redes nos dois sentidos, a favor do adiamento e também contra: “Nas redes sociais ocorreram diversas formas de manifestação já que muitos participantes, assim com eu, esperavam um novo adiamento, visto que após a abertura da temporada de praias e passagem das festas de final de ano o número de casos e mortes aumentaram. Nossa preocupação, com certeza, se estende principalmente aos nossos familiares que são do grupo de risco, infelizmente nossa solicitação não foi atendida. Nesta reta final, apesar de toda situação penso que devemos pensar positivo e torcer para que todos façam sua prova com segurança e garantam sua vaga na faculdade”, destaca.
Outra medida adotada pelo Ministério da Educação foi a antecipação do horário de abertura dos portões, para que não sejam formadas aglomerações em frente aos locais de prova. Para o Enem deste ano, a entrada dos estudantes será permitida a partir das 11h30. Depois das 13h, nenhum candidato poderá entrar no local de prova, e às 13h30 as provas começam a ser aplicadas.
No primeiro dia do exame, a aplicação da prova terá 5h30 de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início da prova. Já no segundo dia, a duração será de 5h, também contadas a partir da autorização do aplicador. Todas as salas terão um marcador, para acompanhar o tempo de prova. Boa sorte a todos.
Dois homicídios em pouco mais de 24h na Fronteira da Paz
Desta vez o crime aconteceu na cidade de Rivera/UY, nesta quarta-feira (25), feriado natalino