Com a proximidade do início da vacinação contra Covid-19 em nível nacional nos próximos dias, criminosos já se anteciparam e lançaram um novo golpe. Através de ligações ou mensagens em redes sociais, os golpistas entram em contato com a população se fazendo passar por agentes de saúde e oferecem a oportunidade de realizar o agendamento da vacina contra a doença.
Acontece que, ao clicarem nos links enviados ou, ao confirmarem via telefone o seu interesse, automaticamente os dados pessoais das vítimas ficam sob a posse do bando. Para isso, o Ministério da Saúde emitiu nota nessa quinta-feira (14) buscando conscientizar a população para que evitem fornecer informações como RG, CPF e endereço por telefone ou mensagens de redes sociais.
Ainda na nota, o Ministério orienta que, caso alguém receba ligações ou mensagens deste tipo, que realizem a denúncia aos órgãos de segurança o mais rápido possível. O órgão ainda destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) é universal e gratuito e também ressaltou que não há necessidade de nenhum agendamento para a vacinação na rede pública de saúde.
Nesta mesma semana, a pasta informou que não é obrigatório que todos tenham cadastro junto ao SUS. Assim que a campanha de vacinação tiver início, será possível realizar o registro junto às unidades de saúde ou através do aplicativo Conecte SUS Cidadão.
Dois homicídios em pouco mais de 24h na Fronteira da Paz
Desta vez o crime aconteceu na cidade de Rivera/UY, nesta quarta-feira (25), feriado natalino