qui, 3 de abril de 2025

Variedades Digital | 29 e 30.03.25

Bagé planeja iniciar vacinação contra Covid-19 no fim de janeiro

A vacinação contra a covid-19 deve começar entre o final de janeiro e início de fevereiro. O público-alvo serão trabalhadores da Saúde, idosos, idosos que estão em instituições como Vila Vicentina e José e Auta Gomes (inclusive serão os primeiros a receber a vacina), aqueles que têm comorbidades, professores e trabalhadores da área de segurança pública. Um total de 32 368 pessoas, conforme dados apresentados pelo prefeito Divaldo Lara e pelo vice-prefeito Mário Mena Kalil.

A vacina será a Coronavac e a imunização ocorrerá, para os trabalhadores da Saúde, em seus locais de trabalho. Já para os idosos haverá uma estratégia para garantir a segurança de todos: Horários exclusivos em postos de saúde e drive-thru estão entre elas. Também haverá vacinação a domicílio. O secretário de Saúde, Geraldo Gomes, garantiu que a equipe está preparada para isso. Outro destaque é o fato de que há seringas para vacinar 120 mil habitantes. Ou seja, seringas não serão problema.

Tanto o prefeito Divaldo Lara como o vice, Mário Mena Kalil, garantiram que a prioridade são aqueles grupos considerados de risco, porém o município irá buscar mais doses da vacina e, se for necessário, até mesmo adquiri-las com o fundo específico para isso. Porém, como há uma boa relação com o Ministério da Saúde, tanto prefeito como vice acreditam que isso não será preciso.

O vice-prefeito, que é médico, destacou que a Coronavac tem eficácia de 78% e isso é muito bom. Para comparação, a vacina contra H1 N1 não atinge 60% de eficácia. Quando se fala em eficácia de 78%, isso quer dizer que num grupo de 100 pessoas, 78 não serão contaminadas. Mas e as outras 22? A Coronavac garante que aquelas pessoas que se contaminarem desenvolverão a doença de uma forma branda, ou seja, 100% das pessoas não irão a óbito em decorrência da contaminação pelo coronavírus.

Divaldo destacou que ninguém é obrigado a se vacinar, que isso vai da consciência de cada um. Porém, o vice-prefeito Mário Mena Kalil destacou que seus irmãos já se vacinaram (fora de Bagé), e que ele faz questão de se vacinar para dar o exemplo. Vale mencionar que o município será um dos primeiros do Rio Grande do Sul a receber a vacina. As doses chegarão via aeroporto. Inclusive serão distribuídas para toda a região após chegarem no aeroporto local. Importante lembrar que serão duas doses da vacina.

Fonte: Jornal Folha do Sul

Allanamiento e incautación de droga en Rivera

En la jornada de este miércoles 2 de abril tras un trabajo de inteligencia policial llevado adelante por parte de la Dirección de Investigaciones de la Jefatura de Policía de Rivera con apoyo de la Dirección de Investigaciones de la Policía Nacional (DIPN) Regional Norte y el Grupos de Reserva Táctica (GRT), en el constate combate al micro tráfico de

Deputado Afonso Hamm apresenta projeto para garantir o funcionamento das Usina Termelétrica de Candiota e Transição Energética Justa

Um novo projeto de lei (PL) 1371/2015, de autoria do deputado federal Afonso Hamm, foi apresentado nesta semana na Câmara dos Deputados. A proposta altera a Lei nº 10.848/2004, visando assegurar a Transição Energética Justa e a sobrevivência socioeconômica das regiões carboníferas do Sul do Brasil, além de fortalecer a segurança energética do setor elétrico brasileiro (SEB). O PL 1371/1025